Rádio segue presente no cotidiano de 79% dos brasileiros das metrópoles, aponta pesquisa

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em um tempo em que vídeos curtos dominam as redes sociais, o rádio permanece forte na vida cotidiana, alcanzando 79% dos brasileiros nas metrópoles. Este dado é parte do 48º Data Stories – Inside Audio 2025, realizado pela Kantar IBOPE Media. A pesquisa também revela que 92% dos brasileiros ouviram algum conteúdo de áudio nos últimos 30 dias, seja rádio, música, streaming ou podcast.

A pesquisa destaca como os ouvintes se relacionam com o rádio: 60% associam à informação, 54% à emoção, 36% à diversão e 29% ao companheirismo.

O impacto do rádio

O rádio é ouvido em média quase 4 horas por dia pelos ouvintes, consolidando-se como um dos meios de comunicação mais influentes no cotidiano dos brasileiros. No Rio de Janeiro, esse número é ainda maior, chegando a 4h15min por dia.

Entre as capitais, Belo Horizonte (MG) lidera o consumo de rádio, com 87% dos entrevistados afirmando ouvir. Em seguida estão Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO), ambas com 84%, enquanto Florianópolis (SC) atinge 82% de consumo.

Ainda segundo a pesquisa, os conteúdos de rádio vão além das transmissões AM/FM, com 70% da audiência nesse formato. O YouTube é uma plataforma significativa, com 33% de consumo, e 16% ouvem rádio através de serviços de streaming. Além disso, muitos brasileiros acessam conteúdos de rádio via aplicativos e redes sociais.

Para mais da metade dos entrevistados, o áudio online é preferido pela possibilidade de acesso sob demanda e pela diversidade de conteúdo.

Publicidade em rádio

O estudo também mostrou que 56% dos ouvintes prestam atenção nos anúncios nas rádios e gostam do formato publicitário. Aliás, 46% deles afirmam que já compraram ou pesquisaram produtos a partir de anúncios ouvidos no rádio.

Crescimento dos podcasts

Quando se trata de podcasts, 50% dos ouvintes de rádio afirmam ter escutado ou baixado episódios nos últimos três meses. Além disso, 60% ouvem streaming de música. Esses formatos ampliam a conexão do público e ressaltam a importância estratégica do áudio.

E você, como consome conteúdo em áudio? Compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Anvisa manda recolher fórmula Alfamino, da Nestlé, por excesso de selênio e iodo

Anvisa recolhe 10 lotes da fórmula Alfamino 400 g, da Nestlé, por excesso de selênio e iodo A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Homem morre após ser atropelado por carro da Tesla em São Paulo; veja vídeo

Um motociclista de 32 anos morreu na madrugada de 11 de fevereiro de 2026, após um acidente envolvendo um Tesla Cybertruck, na Avenida...

Viajar no feriadão? Saiba quais são os trechos mais perigosos das rodovias federais

A CNT divulgou, por meio do Guia CNT Viagem Segura 2026, os trechos mais críticos das rodovias federais brasileiras. Entre os destaques, a...