Médico baiano Dr. Rodrigo José Felipe morre após complicações pós-transplante no Rio de Janeiro

Publicado:

O médico gastroenterologista Rodrigo José Felipe faleceu na sexta-feira (30) no hospital Copa D’or, no Rio de Janeiro, após complicações relacionadas a um transplante de fígado. Dr. Rodrigo era um profissional respeitado na Bahia, onde atuava ao lado da esposa, a também médica Márcia Sacramento de Araújo Felipe, em organizações renomadas na área de gastroenterologia.

Natural de Juiz de Fora, em Minas Gerais, Rodrigo passou a juventude em Barra Mansa (RJ). Formou-se em medicina no Rio de Janeiro, fez mestrado em São Paulo, onde conheceu Márcia, e deu continuidade à sua carreira acadêmica e profissional fora do Brasil. Ele se especializou em Lyon, na França, e depois em Hiroshima, no Japão, ganhando destaque na colonoscopia no país.

Em Salvador, o casal fundou o Centro Baiano de Gastro (CBGE) e foram responsáveis pela implantação do serviço de Gastroenterologia no Itaigara Memorial Day Hospital, unidade na qual Dr. Rodrigo atuava como coordenador até recentemente.

A paixão pela medicina também foi herdada pela filha do casal, Catarina Sacramento de Araújo Felipe, recém-formada e já parte do corpo clínico do CBGE, continuando o legado familiar.

Rodrigo era conhecido tanto pela sua competência técnica quanto pelo bom relacionamento com pacientes e colegas. Ele prezava pela família e tinha gostos simples, como a apreciação pela culinária árabe e francesa.

Nos últimos anos, o médico enfrentou problemas gastrointestinais e passou por um transplante de fígado. Embora a cirurgia tenha sido bem-sucedida, complicações pós-operatórias agravaram seu estado de saúde.

O velório ocorreu no sábado (30), das 11h às 16h30, na Capela H do Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Se você conheceu o Dr. Rodrigo ou se foi impactado por seu trabalho, sinta-se à vontade para compartilhar suas memórias e reflexões nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sete baianos estão entre mortos e presos em megaoperação policial no Rio de Janeiro

Uma grande operação policial no Rio de Janeiro resultou em 64 mortos, com sete baianos entre os suspeitos mortos ou detidos durante os...

Jovem é presa após tentar matar filha bebê sufocada com travesseiro na Bahia

Uma jovem de 19 anos foi presa em flagrante nesta segunda-feira (27) em Belmonte, na Costa do Descobrimento, após tentar sufocar sua filha,...

Lewandoski afirma que “não recebeu” pedido de suporte do governo do RJ e reforça projeto “anti-facção”

O Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandoski, afirmou que está disponível para apoiar o governo do Rio de Janeiro,...