O número de afogamentos nas praias de Salvador teve uma queda significativa de 63,34% em 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre janeiro e 15 de agosto deste ano, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) registrou 235 ocorrências, enquanto em 2024 foram 641.
Apesar dessa redução, o órgão alerta que, com a proximidade de setembro e o aumento do movimento nas praias, os banhistas devem redobrar a atenção. Locais como Jardim de Alah, Stella Maris e Farol de Itapuã são considerados mais perigosos.
Em 2025, a Salvamar realizou 37 mil ações preventivas, 65 palestras e distribuiu 1.240 pulseiras de identificação para crianças. No entanto, três casos de crianças perdidas ocorreram neste período.
De acordo com informações do Alô Juca, março foi o mês mais crítico, com 74 registros de afogamento, seguido por fevereiro (44), abril (40) e janeiro (34).
O órgão também recomenda que o banho de mar deve ser evitado após longos períodos de chuva, durante frentes frias e em dias de temporal. Nessas condições, o mar fica agitado, aumentando o risco de acidentes.
Agora que você conhece esses dados importantes sobre segurança nas praias, que tal compartilhar suas experiências ou preocupações? Comente abaixo!
Comentários Facebook