Durante o mês de julho, a Bahia fez história ao emitir cerca de 175 mil Carteiras de Identidade Nacional (CIN), um número inédito que reflete o esforço coletivo do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM). Bruno Fróes, Diretor do IIPM, enfatizou que essa conquista é resultado do compromisso dos servidores em ampliar os postos de atendimento, facilitando o acesso à população.
Tradicionalmente, a emissão mensal de documentos variava entre 100 e 120 mil, mas uma série de iniciativas, como a ampliação do horário em postos do SAC e o projeto “CIN em Todo Lugar”, contribuíram para esse crescimento expressivo. O funcionamento do SAC móvel e parcerias com escolas e comunidades vulneráveis também tiveram um papel fundamental.
Lançada em julho de 2024, a nova Carteira de Identidade Nacional demandou um investimento de mais de 8 milhões por parte do Governo do Estado. Este novo documento, que utiliza o CPF como número único, traz maior segurança e combate à duplicidade de cadastros, reduzindo fraudes. A primeira via é gratuita e pode ser solicitada facilmente pelo site ba.gov.br, permitindo que todos tenham acesso sem pressa para renovação, visto que os RGs antigos permanecem válidos até 2032.
Osvaldo Silva, Diretor-Geral da Polícia Técnica, destacou a importância dessa nova fase: “Aumentamos nossa capacidade de atendimento e a nova Carteira já está disponível em cerca de 300 municípios. Estamos trabalhando para garantir que todas as cidades tenham acesso, afirmando que os documentos antigos seguem válidos até 2032.”
Como você vê essa evolução no atendimento e na identidade dos cidadãos baianos? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Comentários Facebook