Bahia registra aumento de HIV no público entre 10 e 19 anos e gera alerta

Publicado:


BALANÇO

Casos cresceram 17% entre 2023 e 2024; diagnóstico precoce é crucial para o combate

Por Madson Souza

07/08/2025 – 4:04 h

Mais testes rápidos de HIV podem explicar aumento de casos

Aumento de testes rápidos pode explicar o crescimento –

Balanços recentes da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) revelam um aumento de 17% nos casos de HIV entre jovens de 10 a 19 anos, subindo de 160 casos em 2023 para 187 em 2024. Este crescimento, embora preocupante, pode ser atribuído à ampliação no acesso a testes rápidos, permitindo diagnósticos mais precoces e tratamentos mais eficazes. Especialistas alertam, no entanto, que a falta de vivência do pânico da AIDS nas gerações recentes pode levar a uma menor preocupação com a prevenção.

Eleuzina Falcão, coordenadora da área de doenças transmissíveis da Sesab, explica que essa nova geração não experimentou o terror da epidemia do HIV e da AIDS, o que impacta suas atitudes em relação à prevenção. Apesar disso, o aumento de diagnósticos é um sinal positivo, refletindo a maior disponibilidade de testes rápidos nas unidades de saúde.

O programa PrEPara Salvador, que oferece profilaxia pré-exposição (PrEP) para adolescentes LGBTQIAPN+ de 15 a 19 anos, reportou 20 novos diagnósticos na capital baiana. Em comparação, cidades como São Paulo e Belo Horizonte registraram apenas dois casos. Embora o número seja pequeno, demonstra a relevância de ações preventivas para envolver o público jovem.

Laio Magno, pesquisador da Fiocruz, destaca que a maior incidência de HIV se observa especialmente entre homens cis que mantêm relações sexuais com outros homens, sem se identificarem como gays. Ele defende que a PrEP é crucial, embora seu acesso pela população ainda seja limitado.

Instituída no Casarão da Diversidade, a iniciativa PrEPara Salvador não apenas foca em métodos de prevenção como preservativos e PrEP oral e injetável, mas também buscam conscientizar a população sobre a sexualidade saudável. Jonathan Xavier, autônomo e membro do Conselho Municipal LGBT+ de Salvador, reforça a importância da PrEP, ressaltando que ela proporciona uma segurança adicional, fundamental para a proteção dos jovens.

No estado, a Secretaria de Saúde planeja uma abordagem integrada para a prevenção do HIV e outras ISTs, com foco nas características individuais de cada paciente. Além disso, os atendimentos são realizados nas Unidades Básicas de Saúde e no Instituto Couto Maia, especializado em doenças infectocontagiosas.

Em Salvador, a SMS também disponibiliza testagens rápidas em diversas unidades, além de serviços especializados para o acompanhamento de pessoas vivendo com HIV. Helena Lima, da gestão da atenção especializada, enfatiza a importância de um acompanhamento contínuo, que pode interromper a transmissão do HIV, especialmente em gestantes.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Participe também dos nossos canais no WhatsApp, Instagram, X (antigo Twitter), YouTube e nosso grupo no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email
Compartilhar no X
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Siga nossas redes

“`

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Formação em robótica qualifica professores de 22 escolas na Bahia

EDUCAÇÃO Encontro em Salvador capacita docentes para uso de tecnologia em sala de aula Formação em robótica ocorreu nesta quarta-feira - Foto: Shirley Stolze/Ag. A...

Nova frente fria traz chuva forte e derruba as temperaturas em São Paulo

Uma nova frente fria está a caminho de São Paulo e promete trazer mudanças significativas no clima. Nesta quinta-feira, a cidade ainda registra...

O filme que aborda o Caso Dreyfus, citado pelo advogado de Bolsonaro no STF

POLÊMICA HISTÓRICA Citação aconteceu durante o julgamento de Bolsonaro Cena do filme 'Oficial e o Espião', dirigido por Roman Polanski - Foto: Divulgação O advogado Paulo...