BYD na Bahia: governo vai oferecer 1 mil vagas para cursos gratuitos

Publicado:


CAMAÇARI

Capacitação para qualificação profissional

BYD na Bahia

BYD na Bahia –

Uma boa notícia para quem quer se qualificar para trabalhar na BYD (Build Your Dreams), que abriu sua montadora em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

O governo da Bahia, através das Secretarias do Trabalho, Emprego, Esporte e Renda (Setre) e de Educação (SEC), vai oferecer 1 mil cursos gratuitos para ampliar as opções de qualificação profissional voltadas para a indústria automobilística.

A informação foi confirmada pelo secretário Augusto Vasconcelos após uma reunião com a Prefeitura de Camaçari, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec) e a Secretaria de Educação.

Os cursos têm como objetivo capacitar a mão de obra local, ajustando as habilidades dos profissionais às necessidades da montadora. A data de lançamento das inscrições ainda não foi divulgada, mas Vasconcelos promete informações “em breve”.

“Vamos lançar em breve as inscrições para 1 mil vagas de qualificação profissional em diferentes áreas da indústria automobilística. É resultado desse esforço conjunto”, afirmou o secretário.

Quais cursos serão oferecidos?

Os cursos disponíveis para formação de novos profissionais incluem:

  • Eletrônica embarcada veicular;
  • Funileiro automotivo;
  • Mecânico eletricista de automóveis;
  • Operador de produção veicular;
  • Soldador automotivo.

Qualificação profissional anterior

Em março do ano passado, o governo da Bahia já tinha oferecido 500 vagas em quatro cursos gratuitos para preparar mão de obra para a BYD. Naquela ocasião, os cursos eram:

  • Operador de produção veicular;
  • Auxiliar de linha de produção;
  • Mecânico de manutenção de máquinas industriais;
  • Inspetor de qualidade.

Público-alvo

As inscrições foram direcionadas a trabalhadores desempregados cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e beneficiários de políticas públicas de trabalho e renda que desejam se reinserir no mercado.

Os cursos serão oferecidos pelo Senai de Camaçari, com cargas horárias entre 200 e 260 horas.

BYD na Bahia: investimento e geração de empregos

A instalação da fábrica da BYD em Camaçari é um marco econômico para a região. Com um investimento de R$ 5,5 bilhões, a empresa prevê a criação de milhares de empregos diretos e indiretos.

  • Capacidade de produção: A fábrica começará com a produção de 150 mil veículos por ano, com planos de dobrar essa capacidade até 2026.
  • Empregos: A previsão é que a unidade chegue a empregar mais de 20 mil trabalhadores até o final de 2026, superando a Ford.
  • Expansão: A BYD planeja, a longo prazo, aumentar a produção para 600 mil veículos anuais.
Montagem de carro na fábrica da BYD, em Camaçari

Montagem de carro na fábrica da BYD, em Camaçari | Foto: Divulgação | BYD

Quantas vagas de emprego a BYD deve gerar?

Na inauguração da fábrica em julho, foram anunciadas 508 novas vagas de emprego na indústria automobilística. Vasconcelos sublinhou que no ano passado, o governo investiu quase R$ 2 milhões na qualificação de mais de 500 profissionais especificamente para o setor automotivo.

Com tantas oportunidades surgindo, é um bom momento para os moradores da região se prepararem e aproveitarem essas chances. E você, o que acha dessa iniciativa? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veja como foi a 1ª noite do Festival de Inverno Bahia 2025

O Festival de Inverno Bahia 2025 teve sua abertura marcada por grandes emoções na noite de sexta-feira, 22 de agosto. O evento, que...

InfoGripe: casos de SRAG seguem em alta entre crianças no Amazonas

Boletim da FioCruz aponta que o nível de atividade de SRAG segue em queda em quase todo o país, com ocorrências em níveis de moderado a muito alto em alguns estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Sul

Saiba por que avião da Força Aérea dos EUA pousou no Brasil

Um avião da Força Aérea dos Estados Unidos aterrissou no Brasil esta semana, e o motivo foi esclarecido em uma nota da Embaixada...