CBPM se reúne com Embaixada da Itália para fortalecer setor de rochas ornamentais na Bahia

Publicado:

O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, se encontrou recentemente com o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese. O encontro teve como objetivo preparar a missão da CBPM para a Marmomac, a maior feira de rochas ornamentais do mundo, que ocorrerá de 23 a 26 de setembro em Verona, na Itália. A presença da Companhia nesse evento é um passo significativo para impulsionar a indústria de rochas ornamentais na Bahia.

A Marmomac reúne anualmente especialistas e principais produtores do setor, além de compradores atentos às novidades e tendências do mercado. O evento é uma vitrine para o intercâmbio de ideias, networking e a apresentação de inovações que incluem automação, digitalização e práticas sustentáveis, visando a redução do impacto ambiental.

Durante a reunião, Carballal sublinhou que a participação da CBPM busca apresentar o potencial mineral da Bahia a investidores e empresas italianas interessadas em desenvolver negócios no estado. “A Itália é referência global no beneficiamento de rochas ornamentais. Queremos estabelecer parcerias que construam uma cadeia vertical de produção em nosso estado”, afirmou Carballal.

Ele enfatizou que, com o apoio dos investidores italianos, a intenção é criar um polo de rochas ornamentais que traga maior valor agregado à produção baiana, promovendo desenvolvimento social, econômico e gerando empregos. A missão na Marmomac faz parte de uma estratégia mais ampla da CBPM para fomento de negócios sustentáveis e estruturantes, alinhados ao modelo de mineração inclusivo já adotado pela estatal.

Com uma base sólida na produção de rochas ornamentais, especialmente granitos e quartzitos, a Bahia está pronta para se conectar ainda mais ao mercado internacional. “Ao estreitar laços globais e atrair investimentos, buscamos transformar nosso potencial em uma indústria robusta e inovadora”, concluiu Carballal.

Qual o seu ponto de vista sobre a importância da colaboração internacional para o desenvolvimento de setores estratégicos? Deixe seu comentário abaixo!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Felipe Freitas projeta duelo diante do Grêmio pela Copa do Brasil Feminina: “Em busca de mais um feito histórico”

O Bahia, sob o comando de Felipe Freitas, vive um momento histórico ao se tornar o primeiro clube nordestino a alcançar as quartas...

Câmara de Feira vai gastar mais de R$ 820 mil com aluguel de carros para vereadores

A decisão da Câmara Municipal de Feira de Santana de alugar 21 veículos para os vereadores levantou um burburinho nas redes sociais e...

Homem é investigado por matar gato a pauladas na região sisaleira

Na tranquila cidade de Serrinha, um ato brutal choca os moradores: um homem está sendo investigado por ter assassinado um gato a pauladas....