Neste emocionante sábado (30), o Santos conquistou o título do Campeonato Brasileiro A2 Feminino ao empatar em 1 a 1 com o Botafogo, no estádio Vila Belmiro. O jogo foi uma revanche das equipes que, há um ano, enfrentavam o rebaixamento. Agora, com a vaga garantida na elite para 2026, o foco estava na taça. O Santos havia vencido o primeiro jogo da final por 1 a 0, com um gol de Carol Baiana, que novamente brilhou ao marcar o gol do empate decisivo na partida de volta.

No primeiro tempo, o jogo foi tenso e equilibrado. O Botafogo, buscando o gol para evitar os pênaltis, conseguiu abrir o placar com um gol de Carol, que teve que repetir a cobrança de pênalti após intervenção do VAR. Na segunda tentativa, a jogadora não vacilou e garantiu o gol. A segunda etapa foi mais intensa, e a pressão aumentou à medida que o tempo avançava.

Quando tudo parecia caminhar para os pênaltis, uma cobrança de escanteio mal executada pelo Botafogo culminou no gol do empate para o Santos, novamente com Carol Baiana. As gloriosas tentaram a reação no final, mas o empate deixou as sereias em festa.

Além do Santos e Botafogo, o Fortaleza e o Atlético-MG também garantiram acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro Feminino. A partir de agora, até 2027, quatro equipes subirão e apenas duas descerão entre as séries A1 e A2, tornando a competição mais equilibrada.

Agora, o Santos se volta para o Campeonato Paulista, onde ocupa a sexta posição com apenas 8 pontos. O próximo desafio será contra o Tricolor, na quarta-feira (3), às 20h. O Botafogo, por sua vez, prepara-se para o Campeonato Carioca, que começa em outubro.

E então, o que você achou dessa vitória emocionante do Santos? Deixe sua opinião nos comentários!