Getty Images

A confiança do setor de serviços no Brasil caiu novamente em agosto, marcando o terceiro mês seguido de retração, conforme dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados nesta quinta-feira.
O que aconteceu
- O Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 2,6 pontos, alcançando 87,1 pontos.
- Esse nível é o mesmo que o observado em maio de 2021, quase quatro anos atrás.
- Na média móvel trimestral, o índice recuou 1,6 ponto.
Situação Atual e Expectativas
De acordo com a FGV, a queda de agosto resulta na piora dos indicadores que avaliam a situação atual e as expectativas para os próximos meses.
O Índice de Situação Atual (ISA-S) registrou uma queda de 1,1 ponto, somando 91,2 pontos, o menor nível desde setembro de 2021.
Já o Índice de Expectativas (IE-S) apresentou uma queda de 4,1 pontos, totalizando 83,1 pontos, o pior resultado desde março de 2021.
Análise
Stéfano Pacini, economista do FGV Ibre, afirma que esse resultado “reforça a tendência de desaceleração observada ao longo do ano”.
Ele observa que a demanda por serviços prestados às famílias, que anteriormente ajudou na recuperação do setor, agora apresenta resultados negativos.
Pacini também destaca que os empresários estão mais pessimistas em relação ao segundo semestre, sentindo a pressão de um cenário econômico incerto e uma expectativa de desaceleração devido à política monetária restritiva.
O que você acha dessas mudanças na confiança do setor? Deixe sua opinião nos comentários e vamos discutir como isso pode impactar a economia local.
Comentários Facebook