Consciência ambiental e arte na Bienal do Lixo, de 4 a 7 de setembro, no Farol da Barra

Publicado:

A II Bienal do Lixo promete movimentar Salvador entre os dias 4 e 7 de setembro, no Farol da Barra. Criado em São Paulo em 2022, o evento foi idealizado pelos amigos Ruth Reis e Mário Farias, após perceberem a grande quantidade de lixo em um passeio de caiaque. Agora, a bienal chega à capital baiana com uma proposta inovadora: transformar resíduos em arte.

Marina Moterle, uma artista gaúcha que se fixou em Arraial d’Ajuda, apresenta sua obra “Espelhos do Oceano”, composta por rostos humanos feitos de garrafa PET, e a exposição fotográfica “Rastro Humano: o impacto de bilhões”. Ela tem alertado sobre a crescente produção de resíduos, que, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, chegou a 2,1 bilhões de toneladas em 2023, podendo alcançar 3,8 bilhões até 2050.

A bienal é uma maneira de promover a conscientização sobre o meio ambiente, reunindo nove artistas que utilizam resíduos sólidos como matéria-prima. Além das exposições, haverá desfile de moda, oficinas de reciclagem, projeções de filmes e painéis de diálogo. Tudo isso para mostrar que o lixo pode ser ressignificado e transformar-se em algo belo e educativo.

Entre os participantes, está o artista Calvo, que, com mais de dez anos de experiência em esculturas feitas de ferro e plástico, expressa sua preocupação com a contaminação dos mares. Jota Azevedo, também presente, acredita que o evento facilita a conscientização ambiental, especialmente entre jovens estudantes. Já Goca Moreno, formado pela Escola de Belas Artes da Ufba, tem mais de mil trabalhos utilizando sucata e enfatiza a responsabilidade com o meio ambiente.

Com apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, esta é a primeira vez que o evento acontece fora de São Paulo. Ruth Reis, uma das organizadoras, já planeja edições futuras em outras capitais, como Fortaleza e Belo Horizonte. A programação completa da bienal pode ser acessada no site oficial.

O evento é gratuito e aberto a todas as idades, ideal para aqueles que desejam refletir sobre o impacto do lixo em nosso cotidiano e descobrir como ele pode ser transformado em arte. Venha conferir e compartilhe suas impressões nos comentários!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Curtindo show de Edson Gomes, Rita Batista enaltece Arena A TARDE

ESPAÇO ESPECIAL A jornalista foi uma das convidadas do evento A jornalista curtiu o show de Edson Gomes em cima do palco - Foto: Reprodução...

Operações contra crime no setor de combustíveis bloquearam R$ 3,2 bi

Ministro da Justiça destaca que ações foram as maiores da história contra o crime organizado. Recentemente, três operações importantes foram realizadas para combater...

Editorial – Um alento à juventude

ARTIGOS Editorial do Jornal A TARDE Por Redação Programa de proteção a jovens em vulnerabilidade chegou a Salvador - Foto: MJSP / Divulgação O Programa Nacional de...