A saída de Vitor Azevedo do Partido Liberal (PL) já é uma realidade, e o deputado estadual tem diante de si um vasto leque de possibilidades. Ele está avaliando com cautela as propostas dos partidos que integram a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Segundo informações do Bahia Notícias, “quase todas” as legendas governistas se mostraram interessadas em atrair Azevedo, que está, na verdade, ponderando suas opções antes de tomar uma decisão final.
Entre os partidos que já estenderam convites estão o MDB, PDT, Podemos, PSD e Solidariedade. Apesar da atenção recebida, o deputado parece adotar uma postura de paciência, esperando pela janela partidária de 2026 para definir seu futuro. Três pontos já são claros em sua trajetória: a saída do PL, a meta de reeleição como deputado estadual e a filiação a uma agremiação da base governista.
Azevedo planeja se reunir com Adolpho Loyola, secretário de Relações Institucionais, para discutir sua nova sigla e também para assegurar o suporte do governo em sua candidatura à reeleição. A votação expressiva que obteve em 2022, com 67.847 votos, ainda associado ao bolsonarismo, demonstra sua relevância, sendo o deputado estadual mais bem votado do PL. Tal desempenho sugere que, se mantiver sua popularidade, poderá conquistar votos suficientes por qualquer partido da base.
Novos dados sobre as legendas mostram que o MDB teve a maior “nota de corte” nas últimas eleições, com seu candidato menos votado obtendo 60.214 votos, enquanto o Solidariedade, por outro lado, elegeu Pancadinha com apenas 27.338 votos. Coincidentemente, o colega de Azevedo, Raimundinho da JR, já confirmou sua saída do PL para ingressar no Solidariedade na mesma janela de 2026.
É importante ressaltar que, em novembro de 2024, ambos enfrentaram um processo disciplinar interno no PL, que poderia resultar em suas respectivas expulsões, devido a diferenças ideológicas na Assembleia. O cenário está se desenhando de maneira intrigante, e a escolha de Vitor Azevedo poderá ser um divisor de águas em sua carreira política.
O que você acha dessa movimentação política? Quais partidos você considera que se encaixariam melhor no perfil de Azevedo? Deixe sua opinião nos comentários!
Comentários Facebook