O governador Jerônimo Rodrigues (PT) apresentou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um Projeto de Lei para obter autorização de um empréstimo de 122,5 bilhões de ienes japoneses, equivalente a R$ 4,5 bilhões. Este montante será alocado na melhoria do perfil de endividamento do governo, visando condições financeiras mais favoráveis.
Com a urgência solicitada para apreciação do projeto, a proposta será votada em plenário, o que poderá acelerar seu trâmite na casa legislativa. Essa informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da AL-BA nesta segunda-feira (11).
O financiamento será realizado por meio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com a garantia da União. Jerônimo enfatizou que a reestruturação da dívida atual permitirá uma substituição por um crédito que oferece custos menores e prazos mais longos.
O governador destacou que a Bahia se encontra entre os estados brasileiros com os menores níveis de endividamento, mantendo a estabilidade da dívida em níveis reduzidos. Segundo ele, esse cenário é um indicativo da solidez das contas públicas estaduais.
Este pedido de empréstimo marca a 19ª solicitação de crédito de Jerônimo desde o início de seu mandato em 2023, acumulando um total superior a R$ 23 bilhões em requerimentos durante sua gestão.
O que você acha das medidas financeiras do governo da Bahia? Deixe sua opinião nos comentários!
Comentários Facebook