Uma mudança significativa foi anunciada pelo governo dos Estados Unidos: brasileiros estarão isentos do pagamento de uma caução que poderia atingir até US$ 15 mil para a obtenção de vistos de turismo e negócios. Esta decisão, parte de um novo programa piloto, entra em vigor no dia 20 de agosto e, por hora, impactará somente os viajantes da Zâmbia e do Maláui.
A caução foi uma medida estabelecida com o intuito de lidar com o aumento do número de visitantes que permanecem nos EUA além do que é permitido. Agora, os agentes consulares terão a possibilidade de requisitar um depósito de segurança apenas de viajantes de países considerados de alto risco em termos de imigração irregular.
Além da isenção da caução, uma nova taxa de “integridade de visto” foi aprovada, no valor de US$ 250. Essa taxa se aplicará a todos os portadores de vistos de não imigrante, incluindo os brasileiros, e começará a valer no dia 1º de outubro. Essa medida acrescenta mais um nível de regulação sobre a entrada de estrangeiros nos Estados Unidos, assunto que está no foco das políticas do presidente Trump.
Essa nova política marca um momento importante nas relações entre Brasil e EUA, refletindo mudanças na abordagem da imigração e nas condições para a visitação ao país. O que você acha dessas mudanças? Deixe seu comentário abaixo!
Comentários Facebook