Nos dias 25 a 27 de agosto, a cidade de Paulo Afonso viverá um momento ímpar com a I Festa Literária Afrocentrada de Paulo Afonso – FLIAFRO. Esperada por muitos, essa celebração reunirá escritores, artistas, educadores e representantes de editoras, com a presença confirmada da talentosa cantora Márcia Short.
Sob a curadoria do doutor em Literatura e Cultura Marielson Carvalho, a programação rica em diversidade incluirá rodas de conversa, palestras, lançamentos de livros, oficinas, exibições de filmes e apresentações culturais. Para ficar por dentro de cada detalhe, é só conferir o Instagram @fliafro_ba.
A FLIAFRO não será apenas um evento literário, mas também um espaço de conscientização. Painéis informativos trarão à tona as lutas e conquistas de figuras negras, tanto históricas quanto contemporâneas, ampliando a reflexão sobre a importância da contribuição negra na sociedade.
“Com iniciativas como a FLIAFRO, buscamos valorizar autores negros, estimular a leitura de suas obras e inspirar novos talentos, além de fortalecer a identidade cultural e fomentar a discussão antirracista”, compartilha Marielson Carvalho.
Além das conversas e palestras, atividades práticas como a Oficina de Slam e a Oficina de Narrativas Orais prometem envolver os participantes de forma dinâmica. Outras oficinas apresentarão a rica tradição das histórias ancestrais e a literatura multimodal negra.
Na programação, estarão presentes autores como Marcos Cajé, NegaFyah e Aldri Anunciação, entre outros. A FLIAFRO também contará com uma exposição de 18 painéis que celebram a vida de Lélia Gonzalez, uma das figuras proeminentes do movimento negro brasileiro, em homenagem aos 90 anos de seu nascimento.
A música marcará presença em três apresentações. No dia 25, a Banda Melaninaemsi, sob a liderança de Pablo Vinicius, refletirá questões sociais em seu repertório. No dia seguinte, Xandra Diáfana trará sua mensagem de respeito e coexistência. O encerramento, no dia 27, ficará por conta de Márcia Short, que com sua voz envolvente, promete eletrizar o público com uma mistura de axé, samba-reggae e MPB.
Essa é uma experiência que você não pode perder! Compartilhe sua expectativa nos comentários e junte-se a nós nessa celebração única da literatura e da cultura.
Comentários Facebook