O Ministério de Portos e Aeroportos divulgou, nesta quinta-feira, uma portaria que permite à Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) realizar estudos de viabilidade técnica, ambiental e econômica para revitalizar a hidrovia do rio São Francisco (HN-500).
Esses estudos vão avaliar questões ambientais e de viabilidade, além de auxiliar na exploração e operação da hidrovia pela Codeba. As análises feitas serão integradas a um processo administrativo para a concessão da infraestrutura hidroviária.
A portaria também destaca que a realização dos estudos não obriga o poder público a licitar, nem garante o reembolso de custos com a elaboração dos mesmos.
O ministro Silvio Costa Filho assinou a portaria.
HN-500
Segundo o Governo Federal, a HN-500 é a ligação mais econômica entre o Centro-Sul e o Nordeste do Brasil. Com 2.354 km de extensão, a hidrovia abrange os rios São Francisco, Paracatu, Grande SF e Correntes. A bacia ocupa uma área de 641 mil km², correspondendo a 7,5% do território nacional, abrangendo Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Goiás e o Distrito Federal.
O Sistema Hidroviário do São Francisco é essencial na cadeia multimodal de exportação de produtos agrícolas. O transporte começa nas áreas produtoras de Ibotirama e segue por via fluvial até Pirapora (MG). A carga é, então, levada por trem até o porto marítimo de Vitória (ES).
A hidrovia é vital para o transporte de grãos, algodão, frutas e cana-de-açúcar irrigada na região do Vale do São Francisco. Ela também apoia atividades importantes, como a avicultura nas redondezas de Feira de Santana (BA) e Recife (PE), além de polos minerários em Araripina (PI) e Ibotirama (BA).
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