Hospital Ortopédico da Bahia fará mutirão cirúrgico

Publicado:

SAÚDE

Ação em parceria com o Hospital Einstein beneficiará 47 pacientes do SUS com procedimentos de joelho

Por Da Redação

27/08/2025 – 17:20 h

Hospital Ortopédico do Estado da Bahia

Hospital Ortopédico do Estado da Bahia –

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB) realizará um mutirão de cirurgias de joelho em parceria com o Einstein Hospital Israelita nesta quinta, 27 e na sexta, 28.

A ação da unidade, que atende integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), reune especialistas do próprio hospital (HOEB) e médicos vindos de São Paulo e Goiânia, que atuam na rede privada da organização, com o objetivo de acelerar o acesso da população a procedimentos de alta complexidade. Serão realizadas 47 cirurgias, todas destinadas a pacientes SUS, regulados pelo Estado.

Dentro da programação, estão previstos, por exemplo, a substituição da articulação do joelho por prótese, reconstrução dos ligamentos cruzados e cirurgias de menisco — intervenções capazes de devolver mobilidade e qualidade de vida a pessoas com lesões ortopédicas.

“Sabemos o quanto a espera por uma cirurgia impacta a vida das pessoas. Com essa mobilização, conseguimos oferecer um cuidado mais rápido e devolver aos pacientes a chance de retomar suas atividades, além de viver com menos dor”, afirma Matheus Azi, ortopedista e gerente médico do HOEB.

O gerente médico da Ortopedia do Einstein, Mário Lenza, pontua que a iniciativa reforça a integração entre equipes de hospitais e entre o sistema público e privado, ampliando o acesso da população baiana à saúde de qualidade.

“Esse trabalho conjunto permite a troca de experiências entre os profissionais de Salvador e São Paulo, qualificando ainda mais a prática médica e trazendo benefícios diretos aos pacientes do SUS”, destaca.

Em pouco mais de um ano de operação, o HOEB já realizou 4 mutirões de cirurgias adultas, pediátricas e ambulatoriais, incluindo procedimentos para correção de escoliose e tratamento em alterações osteomusculares (ou seja, lesões que afetam o sistema musculoesquelético) para crianças acometidas pelo Zika vírus.

Nesse período, foi observada uma redução de até 85% do tempo de espera por procedimentos ortopédicos na Bahia e a oferta de vagas na Central Estadual de Regulação (CER) foi triplicada.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Siga nossas redes

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mercado de motos mantém ritmo acelerado no Brasil

AUTOSIndústria segue em movimento consistente para atender demanda do mercado, mas as taxas de juros elevadas podem frear os resultadosPor Núbia Cristina27/08/2025 - 2:34...

AL-BA instala nova comissão permanente de Desenvolvimento Urbano e elege Maria del Carmen para a presidência

Na manhã desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) realizou a instalação da Comissão de Desenvolvimento Urbano, agora em caráter permanente....

Senai Cimatec firma parceria com a Transpetro para ampliar apoio a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica

A Universidade Senai Cimatec assinou um convênio com a Transpetro para beneficiar 100 alunos dos cursos de graduação que já possuem bolsas integrais na...