O Independiente anunciou nesta segunda-feira o banimento de 25 torcedores envolvidos em uma briga durante o jogo contra a Universidad de Chile, ocorrida nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O confronto, que aconteceu no Estádio Libertadores da América, resultou no cancelamento da partida pela Conmebol, que ainda não se pronunciou sobre eventuais punições para os clubes. O Alianza Lima, do Peru, aguarda o vencedor para as quartas de final.
O clube argentino se comprometeu a colaborar com as autoridades para identificar todos os envolvidos na confusão. O Ministério Público da Argentina já solicitou o fechamento do estádio enquanto as investigações estão em andamento.
“Graças às informações fornecidas e ao apoio da APreViDe, conseguimos identificar 25 torcedores que participaram dos atos de violência em nosso estádio. Eles serão expulsos imediatamente e vamos solicitar a admissão vitalícia, para que não voltem a frequentar um campo de futebol”, destacou o clube em comunicado.
? Comunicado oficial pic.twitter.com/ULNAmDEDQV
— C. A. Independiente (@Independiente) August 25, 2025
O que aconteceu?
A partida entre Independiente e Universidad de Chile, no último dia 20 de agosto, tomou um rumo caótico no segundo tempo, com o placar empatado em 1 a 1. Após torcedores chilenos incenderem objetos e arremessarem cadeiras, a situação se agravou e a partida foi interrompida.
De acordo com o portal argentino Olé, a confusão começou no intervalo e, após 20 minutos de paralisação, o juiz decidiu suspender o jogo. O sistema de som do estádio tentou orientar a retirada dos torcedores da Universidad, mas torcedores do Independiente invadiram a arquibancada, resultando em brigas violentas.
Imagens registraram o momento em que um torcedor se atirou do estádio para escapar das agressões. A situação se tornou alarmante, com muitos feridos entre os chilenos.
Miren cómo se tira este desde la tribuna, probablemente haya muerto.#Independiente #UdeChile pic.twitter.com/wF0kuP2bGM
— Eric sin K (@Eric_Artic) August 21, 2025
También arrojan butacas pic.twitter.com/1vt1Su4V1Y
— ?? BARRAS DEL MUNDO ?? (@Barras_LATAM) August 21, 2025
Ambos clubes se manifestaram a respeito dos incidentes, e a Conmebol confirmou oficialmente a suspensão da partida. Na ida, a Universidad de Chile havia vencido por 1 a 0. A decisão sobre a classificação será tomada pelos órgãos competentes da entidade.
?El encuentro se encuentra suspendido a la espera de lo que resuelvan las autoridades del partido#Independiente 1??-1?? #UdeChile#VamosLaU ?
— Universidad de Chile (@udechile) August 21, 2025
A situação deixa um alerta sobre a necessidade de reforçar a segurança nos eventos esportivos. Como você vê essas ocorrências no futebol? Compartilhe sua opinião nos comentários.
Comentários Facebook