EDITORIAL
Confira o editorial de A TARDE desta sexta-feira
Por Editorial
08/08/2025 – 0:42 h

Flipelô 2025 –
O amor à leitura e às linguagens artísticas é um poderoso indicativo de desenvolvimento afetivo, cultural e cognitivo. Esta paixão floresce pelas ladeiras do Pelô, especialmente durante a Grande Festa Literária, a “Flipelô”. Com mais de 250 mil visitantes esperados, a festa, que ocorre até domingo, 10, em 150 espaços no Centro Histórico de Salvador, é um convite à libertação da ignorância.
Nesta nona edição, a Flipelô não apenas cresce em número, mas se destaca pela qualidade das obras que representam a Bahia. Com um perfil internacional, o evento celebra séculos de interações culturais, um legado que se intensificou desde os tempos do mercantilismo.
Enquanto sobe ou desce as ladeiras, o público pode encontrar homenagens a grandes figuras da literatura, como o dramaturgo Dias Gomes. Suas obras, como “O Pagador de Promessas”, ainda hoje ressoam, oferecendo uma compreensão do complexo mosaico cultural brasileiro.
A Flipelô é mais do que uma vitrine de talentos. É um espaço que transforma, multiplicando referências de práticas culturais essenciais, em um lugar que outrora considerava os livros como “tráfico” e os leitores como criminosos.
Participar da Flipelô, seja como autor ou apreciador das artes, é uma experiência que une a todos em um grande movimento pela liberdade. Publicar e ler sem restrições faz parte da soberania popular, e aqui celebramos a genuína liberdade: um espaço de convivência fraterna.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia
“`
Comentários Facebook