O grupo Olodum será o responsável por uma das maiores festas afro-brasileiras da Europa, a 24ª edição da Lavagem de Madeleine, que acontece de 9 a 14 de setembro em Paris. Este evento faz parte das celebrações do Ano do Brasil na França.
A Lavagem de Madeleine reúne moradores e visitantes em um cortejo que parte da Praça da República em direção à Igreja de Madeleine, onde as escadarias da igreja são lavadas. A cerimônia é inspirada na tradicional Lavagem do Bonfim, de Salvador. Idealizada pelo multiartista Roberto Chaves, conhecido como Robertinho, a primeira edição aconteceu em 2002. Artistas renomados, como Caetano Veloso e Daniela Mercury, já brilharam em edições anteriores.
O clímax do evento está agendado para o dia 14 de setembro, a partir das 10h, quando ocorrerá o tradicional cortejo. O babalorixá Pai Pote, do terreiro Ilê Axé Ojú Onirê de Santo Amaro da Purificação, será o responsável pela cerimônia. Após a lavagem da escadaria, a festa se estenderá com shows, DJs e apresentações de dança.
A organização espera atrair mais de 60 mil participantes este ano, superando o público de 2024, de acordo com a Agência Brasil. A programação completa, que inicia no dia 9, pode ser vista na página oficial do evento.
A Lavagem de Madeleine é parte da programação oficial da prefeitura de Paris e da Rota dos Escravizados da Unesco, que visa preservar a memória em locais significativos na história da escravidão.
Além disso, o evento é um desdobramento do Ano Cultural Brasil-França 2025, estabelecido em 2023 pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron.
E você, já conhecia a Lavagem de Madeleine? O que acha dessa celebração? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Comentários Facebook