Na última quarta-feira (27), a 15ª edição do Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável – Uma Gota de Ação, um Oceano de Mudanças premiou os melhores projetos focados em sustentabilidade e inovação no setor industrial da Bahia. A cerimônia foi parte da INDEX – Feira da Indústria da Bahia 2025, realizada no Centro de Convenções de Salvador.
Este ano, o prêmio registrou um recorde de 126 projetos inscritos por 65 empresas, startups, centros de pesquisa e instituições acadêmicas. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), isso reafirma a premiação como a principal vitrine de práticas ambientais, sociais e de inovação sustentável no estado.
A categoria Gestão e Tecnologias Sustentáveis para Micro e Pequenas Indústrias teve como vencedor a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá, com o projeto “Sol do Sertão”. Carla Pereira, representante da cooperativa, comentou sobre a importância do reconhecimento: “Estar aqui recebendo esse prêmio é um momento muito bom e gratificante para nós, uma cooperativa da agricultura familiar que já utiliza 100% de energia renovável.”
Na categoria Práticas de Gestão Sustentável em Médias e Grandes Indústrias, o programa “Cuidado com as Comunidades Pesqueiras”, da Acelen, foi o destaque. Ila Leonelli, gerente de Recursos Humanos da empresa, ressaltou: “Esse prêmio nos incentiva a sonhar e trabalhar em projetos que tragam impacto positivo por onde passamos.”
O projeto Queimador de Gases da Ferbasa foi premiado na categoria Tecnologias Sustentáveis em Médias e Grandes Indústrias. Ana Paula Mesquita, diretora administrativa da empresa, declarou: “Nossa missão é impactar positivamente o meio ambiente e as comunidades.”
Na área de Projetos de Startups e Centros de Pesquisa, o SENAI Cimatec ganhou com a tecnologia Mata Mato, que controla plantas infestantes por micro-ondas. Viviane Spencer, integrante do projeto, expressou sua gratidão e convidou todos a conhecerem as inovações da instituição.
Uma novidade desta edição foi a categoria Conteúdos Jornalísticos com Foco em Sustentabilidade, vencida pela TV Bahia, com uma reportagem de Lisboa Jr. sobre a geração de PIB e emprego no estado. A editora Giulia Marquezini destacou: “Queremos contar cada vez mais histórias com foco em sustentabilidade.”
A FIEB também conferiu uma menção honrosa ao projeto Iniciativas Socioambientais do Setor Florestal na Bahia, da ABAF, que conta com ações em mais de 250 municípios. Wilson Andrade, diretor-executivo da ABAF, enfatizou a importância do projeto, que planta 250 mil árvores diariamente.
Arlinda Negreiros, gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, destacou a importância da premiação para a indústria baiana na agenda ESG. O presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, mencionou que o prêmio se tornou um marco em prol da inovação e responsabilidade socioambiental.
A INDEX continua até sexta-feira (29), com mais de 300 empresas expositoras e uma expectativa de 30 mil visitantes. O evento, promovido pela FIEB e pelo Sebrae Bahia, conta com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Salvador.
O que você achou dos projetos premiados? Tem alguma opinião sobre a importância da sustentabilidade na indústria? Deixe seu comentário!
Comentários Facebook