‘Putin é um predador e sabemos que não mudará’, diz Von der Leyen

Publicado:

Em uma coletiva de imprensa realizada com o primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, não poupou críticas ao presidente russo, Vladimir Putin. Durante a conversa, ela enfatizou a necessidade de os países da União Europeia (UE) reforçarem suas defesas. “Temos que manter o senso de urgência porque sabemos que Putin não mudou e não mudará. Ele é um predador”, destacou.

Von der Leyen recordou que, nos últimos 25 anos, Putin tem estado à frente de quatro conflitos armados: Chechênia, Geórgia, Crimeia e Ucrânia. Para ela, o líder russo só poderá ser contido por meio de uma estratégia robusta de dissuasão.

A presidente also enfatizou a importância da coordenação entre os países para um aumento eficaz da defesa, principalmente nos Estados que fazem fronteira direta com a Rússia e Belarus. Segundo ela, esses locais devem receber financiamento adicional proveniente da UE.

Ela mencionou ainda que, nas próximas semanas, será elaborado um plano para direcionar esses recursos financeiros de forma a fortalecer a postura de defesa da União Europeia. “Vamos analisar as lacunas que temos e como preenchê-las até 2030, estabelecendo metas e marcos, porque o que não é medido não é feito”, ressaltou.

Por fim, Von der Leyen reafirmou que a Europa deve ser firme em sua defesa. “Precisamos investir na proteção das nossas fronteiras e em forças armadas bem equipadas. Isso também se aplica às garantias de segurança para a Ucrânia”, finalizou.

O que você acha das declarações de Von der Leyen sobre Putin? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

‘Medo de dormir’: moradores de Gaza relatam novos bombardeios israelenses

Intensos ataques israelenses na Faixa de Gaza resultaram na morte de pelo menos 16 pessoas, segundo informações da Defesa Civil local. Esses bombardeios...

Trump quer regras eleitorais válidas para todo o território dos Estados Unidos; saiba quais

O presidente Donald Trump anunciou, em uma declaração recente, a intenção de emitir um decreto que visa padronizar as regras eleitorais em todo...

Rebeldes do Iêmen prometem vingança após morte de seu ‘primeiro-ministro’ em bombardeios israelenses

Os rebeldes hutis do Iêmen manifestaram neste sábado (30) sua intenção de se vingar após a morte de seu "primeiro-ministro" Ahmad Ghaleb al...