O Ministério Público da Bahia realiza, de 27 a 29 de agosto, a terceira edição do Congresso Nacional de Comunicadores do Ministério Público (Conacomp) em Salvador. O evento reunirá cerca de 100 profissionais de comunicação de Ministérios Públicos de todo o Brasil, focando no tema “Comunicação Estratégica e Integrada na Conexão entre MP e Sociedade”.
A programação inclui palestras, bate-papos e oficinas técnicas, com a intenção de aprimorar o planejamento, a análise de resultados e a criatividade. O objetivo é fortalecer uma comunicação que seja não apenas estratégica, mas também assertiva, visando estreitar a relação entre a instituição e a população, além de promover direitos e cidadania.
Os tópicos a serem discutidos abrangem gestão, imagem institucional, uso de Inteligência Artificial e os desafios da comunicação nas redes sociais. Os temas foram escolhidos com base em uma pesquisa qualitativa realizada após o congresso de 2024, que aconteceu em Belo Horizonte.
O Conacomp 2025 é organizado pelo Ministério Público da Bahia, pelo Fórum Nacional de Gestão e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio do Comitê de Políticas de Comunicação (Cpcom). O evento recebe apoio do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) e do Grupo Nacional de Comunicação (GNCom), presidido pelo procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia. Na abertura, Maia será representado pela procuradora-geral de Justiça Adjunta, Norma Cavalcanti.
A palestra inaugural, programada para o dia 27 de agosto, às 16h, contará com Gabriela Wolthers, sócia-diretora da FSB Comunicação, e Jorge Duarte, vice-presidente da ABCPública. As oficinas técnicas serão conduzidas por Lucas Reis, presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), e pela jornalista Clarisse Furlani, gerente de Comunicação Interna da Petrobras.
Um painel sobre redes sociais terá como participantes Gabriela Comazzetto, que liderou a operação do TikTok for Business na América Latina, e o publicitário PV Bispo, diretor de Comunicação Digital da Prefeitura de Salvador. Eles discutirão estratégias digitais para a comunicação pública em plataformas como Instagram e TikTok. O congresso será encerrado pelo jornalista e documentarista Marcelo Canellas, que abordará “Comunicação que rompe barreiras”.
O evento promete não apenas troca de conhecimentos, mas também novas perspectivas sobre comunicação no setor público. Não deixe de compartilhar sua visão sobre esse importante encontro nos comentários!
Comentários Facebook