A seleção masculina de basquete do Brasil escreveu uma nova página da história do esporte ao derrotar os Estados Unidos por 92 a 77, na semifinal da AmeriCup, realizada em Manágua, na Nicarágua, neste sábado (30). Com essa impressionante vitória, o Brasil garante um lugar na final marcada para este domingo (31), às 21h10 (horário de Brasília), onde enfrentará o vencedor do duelo entre Canadá e Argentina.

Os EUA, que são os maiores campeões da competição, agora se preparam para jogar pelo terceiro lugar contra o perdedor da outra semifinal.

O técnico Aleksandar Petrovic e sua equipe mostraram notável resiliência. Começando o terceiro quarto com uma desvantagem de 20 pontos, os brasileiros entraram no período final com 10 pontos atrás. No entanto, dominaram o último quarto, com destaque para Yago, que fez 25 pontos, e Bruno Caboclo, que contribuiu com 20 pontos.

Na fase de grupos, o Brasil já havia enfrentado os EUA, saindo derrotado por 90 a 78. No início da semifinal, enfrentaram dificuldades quando os americanos abriram 8 a 2. Contudo, equilibraram o jogo e fecharam o primeiro quarto perdendo por apenas três pontos: 23 a 20. No segundo quarto, o Brasil até empatou e chegou a liderar com um chute de três pontos de Reynan, mas viu os EUA reagirem e fecharam o primeiro tempo em 52 a 38.

A situação se complicou na terceira etapa, com os EUA abrindo 20 pontos. Caboclo, que já tinha acumulado faltas, saiu, mas o Brasil ajustou a defesa e conseguiu diminuir a desvantagem, entrando no último quarto com 68 a 58.

Ao retornar, Caboclo se juntou a Yago e a equipe ganhou fôlego. Menos de cinco minutos antes do fim, o Brasil já estava a apenas um ponto do empate, 75 a 74. Depois disso, Yago, Jorginho e Caboclo garantiram pontos cruciais e colocaram o Brasil na frente, fechando o jogo em 92 a 77 e garantindo a passagem para a final da AmeriCup 2025.

Com essa vitória, a seleção mantém viva a esperança de conquistar o quinto título do torneio. E você, o que achou desse jogo? Compartilhe sua opinião nos comentários e vamos discutir!