O Supremo Tribunal Federal (STF) está prestes a retomar o julgamento de Carla Zambelli, ex-deputada federal, acusado de crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. As expectativas são de uma condenação, pois a maioria dos ministros já se posicionou favoravelmente. O julgamento, agendado para esta sexta-feira, 15, ocorrerá em um plenário virtual, onde todos os 11 integrantes da Corte poderão votar.
O processo tinha sido suspenso em março após um pedido de vista do ministro Nunes Marques. Sob a relatoria de Gilmar Mendes, o caso avança agora com a intenção de condenar Zambelli a 5 anos e 3 meses de prisão. Os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Flávio Dino já se alinharam ao voto do relator. Mesmo após a pausa para a vista, Cristiano Zanin e Dias Toffoli também anteciparam seus votos no mesmo sentido.
O incidente que originou a acusação ocorreu em outubro de 2022, quando Zambelli, armada, perseguiu um homem no meio da rua em uma área nobre de São Paulo. O alvo era um apoiador do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, refletindo a polarização política que caracteriza o Brasil atualmente.
Com a sessão reiniciando, os próximos a apresentarem seus votos serão Nunes Marques, André Mendonça, Luiz Fux, Edson Fachin e o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso. Acompanhe os desdobramentos desse importante julgamento e compartilhe suas opiniões sobre o assunto!
Comentários Facebook