Na sexta-feira, 29 de agosto, a região Sudeste do Brasil deve enfrentar chuvas intensas e um clima mais frio. A previsão indica a chegada de novas áreas de instabilidade, aumentando o risco de temporais que podem causar alagamentos e deslizamentos de terra, especialmente em áreas mais vulneráveis.

No litoral norte de São Paulo e na capital paulista, as temperaturas devem variar em torno de 21ºC, com possibilidade de chuvas ao longo do dia. Além disso, o sul de Minas Gerais e a Costa Verde do Rio de Janeiro, incluindo a capital fluminense, também estão em alerta para pancadas de chuva.

Outras partes do Brasil não ficam de fora. O Triângulo Mineiro e algumas regiões do Centro-Oeste também devem se preparar para as chuvas. Na costa leste do Nordeste, apesar do sol predominante, podem ocorrer pancadas isoladas. Enquanto isso, no Norte, as chuvas diminuíram, e no Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco. No entanto, a faixa leste de Santa Catarina e Paraná pode registrar chuvas devido às instabilidades.

As temperaturas variam bastante pelo país: em Cuiabá, a máxima pode alcançar 38ºC; Campo Grande, 33ºC; e Palmas, 36ºC. Em Belo Horizonte, a previsão é de 26ºC e em Porto Alegre, 24ºC, onde não se espera chuva. Mas, as instabilidades devem retornar ao sul do país no domingo, trazendo mudanças climáticas.

Diante dessas variações climáticas, é fundamental que os moradores da região Sudeste fiquem atentos às previsões e alertas meteorológicos. As chuvas intensas podem causar transtornos, portanto é recomendável evitar deslocamentos desnecessários em regiões em alerta e tomar precauções para garantir a segurança.

Como você está se preparando para essas mudanças no tempo? Compartilhe suas dicas ou experiências nos comentários!