Tarifaço de Trump deve afetar exportações baianas de derivados de cacau

Publicado:

O recente anúncio do “tarifaço” por Donald Trump, previsto para entrar em vigor no dia 6 de agosto, já gera preocupações na Bahia, especialmente nas indústrias de derivados de cacau. Produtos como manteiga, gordura e óleo de cacau, cruciais para a pauta de exportações do estado, podem ser severamente afetados. No primeiro semestre deste ano, as exportações já atingiram impressionantes 45 milhões de dólares para o mercado norte-americano.

Na Bahia, três grandes indústrias – Cargill, Joanes e Barry Callebaut – destacam-se na exportação desses derivados, principalmente a partir da rica região sul do estado. Contudo, até o momento, as empresas permanecem silenciosas sobre os potenciais impactos do novo imposto nas suas operações.

A Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) expressou sua preocupação, afirmando que o tarifaço compromete a competitividade dos produtos brasileiros no exterior. A entidade alerta para a necessidade urgente de medidas diplomáticas e comerciais que possam amenizar os danos, embora ainda não tenha estimado os prejuízos financeiros exatos.

O cacau, vital para a economia baiana, é especialmente cultivado em municípios como Ilhéus e Wenceslau Guimarães. E, apesar dos desafios, o setor viu um crescimento extraordinário em 2024, quando as exportações aumentaram 119% e o faturamento alcançou 434 milhões de dólares, com 46 mil toneladas do produto enviadas para o exterior.

Diante desse cenário, como você acredita que as indústrias baianas e os produtores devem se preparar para enfrentar esse novo desafio? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PRF apreende ampolas de Mounjaro e Ozempic com suspeita de irregularidade na BR-116, em Jequié

Na última quinta-feira, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) protagonizou uma operação significativa na BR-116, em Jequié, sul da Bahia. O alvo? Um ônibus...

Mais de 3,4 mil baianos são beneficiados com entrega de moradias do Minha Casa, Minha Vida

Mais de 1.100 novas moradias foram entregues na Bahia, beneficiando mais de 3,4 mil pessoas. A cerimônia, que ocorreu na última sexta-feira (1º),...

PRF apreende 22 ampolas de Mounjaro e Ozempic de procedência duvidosa em Jequié

Na tarde de quinta-feira (31), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez uma apreensão significativa de 22 ampolas de medicamentos controlados, Mounjaro e Ozempic,...