Em uma jogada que chocou diversos setores da economia americana, o presidente Donald Trump anunciou a ampliação das tarifas sobre aço e alumínio, agora englobando mais de 400 produtos de consumo. Esta decisão, revelada na terça-feira (19/8), foi formalizada pelo Departamento de Comércio após a divulgação preliminar da lista pela Alfândega e Proteção de Fronteiras na semana anterior.
O novo pacote de tarifas, que inclui 407 categorias, abrange uma vasta gama de produtos, desde turbinas eólicas e guindastes até peças automotivas e móveis. O governo destacou a inclusão de itens essenciais, como compressores e bombas, mostrando a amplitude do impacto que essas taxas terão nos consumidores finais e na indústria.
“A ação de hoje abrange turbinas eólicas e suas peças e componentes, guindastes móveis, tratores de esteira (bulldozers) e outros equipamentos pesados, vagões ferroviários, móveis, compressores e bombas, além de centenas de outros produtos”, comunicou o Departamento de Comércio.
Estes produtos estarão sujeitos a uma alíquota de 50%, uma tarifa que, segundo o governo, se aplica independentemente da origem dos bens. Medidas adicionais ainda podem ser implementadas, pois não está claro se essas novas tarifas se somarão às taxas já estabelecidas anteriormente por país.
Com essa iniativa, o governo Trump visa fortalecer a indústria local, aumentando a taxa sobre importações de cobre e mantendo a pressão sobre mercados estrangeiros. Em junho, Trump já havia dobrado as tarifas originais sobre aço e alumínio para 50% e o novo movimento parece reafirmar seu compromisso em proteger os interesses industriais americanos.
O que você acha dessa nova medida? Compartilhe sua opinião nos comentários e vamos discutir juntos as possíveis consequências!
Comentários Facebook