Camaçari lança Programa Escola das Adolescências em parceria com MEC

Publicado:


EDUCAÇÃO

Iniciativa da Seduc fortalece escuta ativa e combate à evasão escolar em 27 escolas municipais

Programa Escola das Adolescências em Camaçari

O Teatro Cidade do Saber foi o cenário do lançamento do Programa Escola das Adolescências em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Esta iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), busca fortalecer a escuta ativa e a participação dos adolescentes, promovendo uma educação mais inclusiva.

O programa foca em estudantes da rede pública municipal, educadores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. A proposta é valorizar os adolescentes como agentes capazes de provocar mudanças significativas em suas escolas e comunidades.

Além disso, a iniciativa visa recompor aprendizagens e reduzir os índices de evasão e abandono escolar. O secretário de Educação, professor Márcio Neves, destacou que o MEC está contribuindo com investimentos financeiros e pedagógicos. “Queremos ajudar esses jovens a construírem seu projeto de vida, tanto educacional quanto emocional”, afirmou.

O programa será implementado em 27 escolas da rede municipal, por meio de formações, rodas de conversa, oficinas e práticas pedagógicas que fortalecem as vozes dos adolescentes no ambiente escolar.

A coordenadora dos Anos Finais da Seduc, Lecilda Araújo, enfatizou a importância do papel dos educadores. “Esse programa exige sensibilidade e coragem. Precisamos ser receptivos a novas escutas e práticas que coloquem o estudante no centro da aprendizagem e acreditamos no poder transformador da escola”, disse.

Cristiane Assis, representando a Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola das Adolescências na Bahia, celebrou a adesão de Camaçari. “É motivo de esperança ver a cidade se unindo a esse movimento nacional que valoriza os adolescentes como agentes de mudança”, comentou.

Seminário discute escolhas profissionais dos jovens

Seminário discute escolhas profissionais dos jovens

O município também realizou o seminário “A escolha profissional: desafios, dilemas e expectativas”, por meio do Programa Universidade para Todos (UPT). O evento aconteceu no Colégio em Tempo Integral Gonçalo Muniz e contou com a presença de mais de 500 estudantes de diferentes localidades da Bahia. A programação incluiu uma “Mesa das Profissões”, onde representantes de diversas áreas discutiram carreira e futuro.

Da esquerda para a direita: Silvia Clécia Dantas, técnica universitária da UNEB Camaçari; Israel Amoedo, coordenador de Juventude e Ensino Superior; e Márcio Neves, secretário de Educação de Camaçari

O coordenador de Juventude e Ensino Superior, Israel Amoedo, ressaltou a importância de oferecer aos jovens a oportunidade de explorar diversas profissões e refletir sobre suas escolhas. “Isso fortalece suas decisões para o futuro”, afirmou.

O que você acha sobre iniciativas como essa? Sua opinião é importante para nós! Compartilhe nos comentários e vamos conversar sobre o futuro da educação em nossa região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil já tem 127 casos suspeitos de intoxicação de metanol, diz ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste sábado (4) que são 127 os casos suspeitos de intoxicação por metanol no Brasil. Segundo...

Itamaraty afirma reconhecer esforços pela paz na Faixa de Gaza

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou uma nota na madrugada deste sábado (4) sobre o plano de cessar-fogo anunciado pelo presidente...

Saiba o que diz o projeto de lei que transforma falsificação de bebidas em crime hediondo

A Câmara dos Deputados deu um passo importante ao aprovar a urgência para votar um projeto de lei que penaliza severamente a falsificação...