Cônjuges tendem a compartilhar transtornos psiquiátricos, diz estudo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma pesquisa reveladora publicada na revista Nature Human Behavior indica que pessoas com transtornos psiquiátricos têm maior chance de se casar com parceiros que apresentam condições similares. O estudo, realizado com dados de mais de 14,8 milhões de pessoas de Taiwan, Dinamarca e Suécia, abrangeu nove tipos de transtornos.

As condições analisadas incluem esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão, ansiedade, TDAH, autismo, TOC, transtorno por uso de substâncias e anorexia nervosa. Os pesquisadores encontraram uma tendência: quando um dos parceiros é diagnosticado com um desses transtornos, a probabilidade do outro ter uma condição semelhante ou outra aumentava significativamente.

“O principal resultado é que o padrão se mantém em todos os países, em todas as culturas e, claro, em todas as gerações”, afirma Chun Chieh Fan, coautor do estudo e pesquisador do Instituto Laureate para Pesquisa do Cérebro em Tulsa, Oklahoma.

Três Hipóteses para a Tendência

Embora o estudo não tenha investigado as causas, Fan sugere três hipóteses para explicar essa tendência. Primeiro, as pessoas podem se sentir atraídas por quem se parece com elas, facilitando a compreensão mútua diante do sofrimento compartilhado.

Em segundo lugar, ambientes comuns podem levar à convergência, tornando os parceiros mais semelhantes ao longo do tempo. Por fim, o estigma social associado a transtornos psiquiátricos pode limitar as opções de parceiros.

Impacto nas Próximas Gerações

O estudo revela que crianças com dois pais diagnosticados com o mesmo transtorno têm o dobro de chances de desenvolver a condição comparadas àquelas com apenas um dos pais afetado. Os autores destacam que essas informações podem ser úteis para orientar casais sobre riscos genéticos e auxiliar em decisões mais conscientes.

Contudo, os pesquisadores enfatizam que mais estudos são necessários antes de qualquer atualização no modo como psiquiatras comunicam esses riscos à população.

O que você acha sobre esses achados? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe sua perspectiva!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Roberto Carlos faz 1º show dois dias após sofrer acidente de carro em gravação da Globo

Roberto Carlos, aos 84 anos, voltou aos palcos no Jockey Club, no Rio de Janeiro, após o susto vivido na última semana durante...

Zezé Di Camargo x crítica ao SBT: veja famosos que detonaram o cantor

Zezé Di Camargo ampliou a crise envolvendo o cantor e o SBT ao compartilhar um vídeo em que critica a emissora, citando diretamente...

Prefeito de Feira reclama de valor cobrado por Bell Marques para micareta: “Não tem quem faça eu pagar um cachê desse”

Durante coletiva à imprensa nesta quarta-feira (17), o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União), revelou um imbróglio envolvendo a micareta da...