Betsaida, cidade natal de Pedro, pode ter sido encontrada no Mar da Galileia, acreditam arqueólogos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma equipe de arqueólogos israelenses, liderada pelo professor Mordechai Aviam do Kinneret College, acredita ter localizado Betsaida, a antiga cidade natal do apóstolo Pedro e palco de diversos milagres descritos no Novo Testamento. A descoberta ocorreu após um incêndio de três dias revelar vestígios arqueológicos em El-Araj, na margem norte do Mar da Galileia.

Segundo Aviam, que também dirige o Instituto de Arqueologia da Galileia, a visita ao local após o incêndio mostrou que a área era muito maior do que se pensava. “Identificamos vestígios de casas particulares, além de elementos arquitetônicos típicos de edifícios públicos, como tambores de pilares, capitéis coríntios e dóricos, e várias cornijas”, detalhou.

Os vestígios encontrados datam do período romano, época em que Jesus viveu. Essa avaliação se baseia no estilo arquitetônico das ruínas, que coincide com a descrição feita pelo historiador Flávio Josefo no século I d.C. Ele menciona que Filipe, filho de Herodes, elevou Betsaida à dignidade de cidade pela sua importância e número de habitantes.

A equipe de Aviam está realizando escavações na região em parceria com o professor Steven Notley, geógrafo histórico do Pillar College, em Nova Jersey. Durante as escavações, encontraram uma inscrição antiga em grego, dedicada ao “Chefe e Líder dos Mensageiros Celestiais” e ao “Guardião das Chaves”, títulos tradicionalmente atribuídos a Pedro.

Apesar das evidências, Aviam mantém cautela. “Não temos provas definitivas de que esta era a casa de Pedro”, afirmou. “Contudo, é possível que os construtores acreditassem que era, assim como em Cafarnaum.” Ele explicou que, entre os séculos III e IV, a vila foi abandonada, possivelmente devido a inundações causadas pelo aumento do nível do lago. Posteriormente, os primeiros cristãos identificaram o local como Betsaida e começaram a construir a igreja.

Aviam também ressaltou os desafios da arqueologia. “É uma ciência da destruição. Quando você expõe algo, começa a se deteriorar. Se já temos as informações necessárias, não é preciso escavar mais casas para comprovar que as estruturas são do período romano”, concluiu.

E você, o que acha dessa descoberta? Acredita que realmente encontraram Betsaida? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Professor cristão demitido por publicação em rede social contesta decisão da Justiça

Um professor de teologia, Dr. Aaron Edwards, foi demitido do Cliff College, em Derbyshire, em 2023, após uma publicação nas redes sociais sobre...

Ativistas são presos após protesto em igreja batista contra imigração nos EUA

Agentes federais prenderam três manifestantes de Minnesota envolvidos em um protesto dentro de uma igreja batista em St. Paul, na região de Minneapolis–St....

Católicos diminuem e evangélicos seguem estáveis na América Latina, aponta estudo

Um estudo do Pew Research Center, divulgado em 21 de janeiro, mostra uma transformação profunda no cenário religioso da América Latina. A pesquisa,...