IRPF 2025: Receita antecipa e conclui pagamento das restituições

Publicado:

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

Imagem colorida de um celular com o símbolo da Receita Federal
Imagem colorida de um celular com o símbolo da Receita Federal

A Receita Federal anunciou que finalizou o pagamento de todas as restituições de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025, referente ao ano-calendário de 2024, de forma antecipada. Até o momento, foram liberados R$ 36,7 bilhões em restituições, abrangendo 22,7 milhões de declarações feitas dentro do prazo e sem inconsistências.

A liberação estava programada para ocorrer em cinco lotes, entre 30 de maio e 30 de setembro. Contudo, a Receita informou que a eficiência no processamento das declarações possibilitou o pagamento de todos os contribuintes elegíveis até o quarto lote, que foi finalizado em 29 de agosto.

Segundo a Receita Federal, essa antecipação no pagamento demonstra o compromisso com a modernização dos sistemas, agilidade no atendimento e valorização da conformidade tributária.

Quem não recebeu a restituição?

Os moradores que ainda não tiveram a restituição liberada podem ter caído na malha fina, o que pode ocorrer por erros na declaração, como informações incorretas ou incompatíveis, ou até suspeitas de fraude.

Para verificar a situação da restituição, o contribuinte deve acessar o site oficial da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Nessa página, é possível acompanhar o processamento da declaração através do “Extrato do Processamento”. Se houver pendências, é possível corrigi-las com uma declaração retificadora, sem multa ou penalidade. Após a regularização, o pagamento da restituição será feito.

Gostou das informações? Compartilhe sua opinião ou tire suas dúvidas nos comentários! É sempre bom ouvir você.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Taís Araujo e Lázaro Ramos celebram 21 anos de casamento com declarações

Taís Araujo e Lázaro Ramos comemoraram 21 anos de casamento neste sábado (13) com emocionantes declarações nas redes sociais. Na ocasião, o casal...

CPMI recorrerá de decisão do STF que desobriga Careca do INSS de depor

O presidente da Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou que vai...

Metade dos brasileiros apoiam prisão de Bolsonaro e 43% são contrários, diz Datafolha

Uma pesquisa Datafolha, divulgada no último sábado (13), revela que 50% dos brasileiros entrevistados são a favor da prisão do ex-presidente...