Nicolás Maduro acusa os Estados Unidos de invadir Venezuela

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou que está preparado para iniciar uma “luta armada” caso os Estados Unidos invadam o país. A afirmação foi feita em meio a uma crescente tensão, provocada pela presença militar norte-americana no Caribe, o que Caracas vê como uma ameaça à sua soberania.

“Estamos em um período especial de preparação máxima. Em qualquer circunstância, garantiremos o funcionamento do país”, disse Maduro durante uma coletiva de imprensa em Caracas.

Ele também mencionou que oito navios de superfície, equipados com cerca de 1.200 mísseis, e um submarino americano estão posicionados com o intuito de intimidar a Venezuela. “É a maior ameaça que nosso continente já enfrentou nos últimos 100 anos”, afirmou. Para ele, a ação é “injustificável, imoral e criminosa.”

Maduro acusou o governo dos EUA de tentar promover uma mudança de regime na Venezuela, apesar de Washington não ter anunciado planos de invasão. “Se a Venezuela for agredida, passaremos imediatamente à luta armada em defesa do nosso território e do nosso povo”, declarou o presidente.

Em resposta à mobilização militar, Maduro afirmou que 8,2 milhões de milicianos se alistaram como reservistas, embora especialistas questionem esse número. A Marinha venezuelana e drones de vigilância também foram mobilizados para patrulhar as águas territoriais.

“A Venezuela não cederá a chantagens ou ameaças de qualquer natureza”, concluiu, enfatizando sua resistência às pressões dos Estados Unidos. As relações entre Caracas e Washington estão rompidas desde 2019, e canais de comunicação restantes foram encerrados recentemente.

O governo americano acusa Maduro de liderar uma rede de narcotráfico chamada Cartel dos Sóis, classificada como organização terrorista. A recompensa pela captura do presidente venezuelano agora é de US$ 50 milhões, equivalente a mais de R$ 270 milhões.

O que você acha dessa situação? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bacabal: bombeiros homenageiam cadela morta em buscas a crianças. Veja vídeo

Uma cadela do Corpo de Bombeiros do Ceará, chamada Iara, morreu durante uma missão de busca em Bacabal, Maranhão, enquanto auxiliava nas operações...

Jusmari Oliveira faz agradecimentos durante Lavagem do Bonfim e ressalta avanço do VLT

A secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, afirmou que a caminhada da Lavagem do Bonfim deste ano teve como objetivo agradecer...

Magoado, Lewandowski recebe homenagem de secretários do MJ

O ex-ministro Ricardo Lewandowski deixou o Ministério da Justiça e Segurança Pública após divergências com colegas da Esplanada. Segundo apurou a coluna, secretários...