Prefeitura instala Área de Proteção ao Ciclista de Competição na Av. Magalhães Neto, em Salvador

Publicado:

A Prefeitura de Salvador, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), lançou uma nova iniciativa para apoiar os ciclistas de competição na Avenida Magalhães Neto, na Pituba. A Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC) começa a funcionar a partir desta terça-feira (2).

Esse projeto piloto inclui a instalação de placas, painéis luminosos e a presença de agentes de trânsito nas terças e quintas-feiras, entre 4h e 6h. Durante esse período, a principal via será fechada para veículos, permitindo que os ciclistas treinem com segurança e sem disputas com automóveis.

O superintendente da Transalvador, Diego Brito, comentou que essa medida vem após diálogo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e que se baseia em estudos técnicos. Ele acredita que o fluxo de carros é baixo nesse horário, e os ônibus serão redirecionados para ruas internas. “Vamos liberar a via para atletas que precisam de segurança”, disse Brito, ressaltando o aumento no número de ciclistas de competição na cidade.

Em um futuro próximo, há a possibilidade de expandir o projeto para a orla da cidade.

AÇÕES DE INCENTIVO

Salvador já conta com 310 km de ciclovias e planeja adicionar mais 50 km até o final deste ano. O Bike Salvador, uma iniciativa do poder público, disponibiliza 400 bicicletas em pontos estratégicos da cidade. Há também 60 bicicletas do Sistema Bike Turista, presentes em 12 hotéis da orla e do Centro Histórico.

Desde 2013, o Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) tem promovido ações que transformaram a cultura local em relação ao uso de bicicletas. Eventos interativos e a inserção desse modal no calendário da cidade têm incentivado sua adoção.

A gestão pública realiza cerca de 60 eventos anuais relacionados ao tema, como campanhas e fóruns. O projeto “Motorista Vá de Boa” também faz parte dessas ações, promovendo respeito no trânsito para aumentar a confiança de quem pedala pela cidade.

O que você acha dessa nova área de proteção? Tem alguma experiência positiva com bicicletas em Salvador? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Hermeto Pascoal, gênio da música brasileira, aos 89 anos

Neste sábado, dia 13, a cidade perdeu um de seus filhos ilustres. O compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal faleceu aos 89 anos, cercado...

Agência de turismo em SC captava vítimas de tráfico humano, diz MPF

Uma agência de turismo em Santa Catarina está sendo investigada por suspeitas de participar de um esquema de tráfico internacional de pessoas. Essa...

VÍDEO: Músico sofre acidente, tem equipamentos furtados e canta para ladrões que devolveram violão no Piauí

O músico Fernando Augusto passou por um momento difícil após sofrer um acidente de carro ao voltar de um show em Campo Maior,...