Estudantes de odontologia da Uefs protestam contra falta de materiais e criticam burocracia do governo do estado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Cerca de 180 estudantes de odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) se mobilizaram na reitoria na quinta-feira (04), exigindo a solução para a falta de materiais e equipamentos essenciais nas clínicas da instituição.

Os alunos alegam que a escassez de suprimentos se deve a processos de licitação paralisados pela Secretaria de Administração do Estado (Saeb). O presidente do Diretório Acadêmico de Odontologia, Wenderson Santana, destacou que a situação é crítica.

“Esse problema é crônico e tem afetado a gente constantemente. A maioria dos alunos vem de contextos socioeconômicos vulneráveis, e dependemos da verba destinada para a aquisição de materiais, que precisa ser formalizada pela universidade”, explicou Wenderson.

Ele acrescentou que o curso de odontologia da Uefs, que é fundamentalmente prático, necessita de uma variedade de materiais para os procedimentos, que vão desde restaurações simples até cirurgias mais complexas.

Imagem toda para Muni 2025 09 04T145411.314Imagem dos estudantes segurando cartazes na reitoria | Foto: Paulo José / Acorda Cidade

Em resposta aos protestos, a reitora Amali Mussi e a vice-reitora Rita Brêda Mascarenhas se reuniram com o diretório estudantil e informaram que processos de compra emergencial estão em andamento para garantir a continuidade das atividades do curso.

A manifestação, que contou com a presença de mais de metade dos estudantes, terminou no início da tarde, mas a mobilização deve prosseguir nas redes sociais. A reitora também pediu o apoio do governador Jerônimo Rodrigues para resolver os entraves burocráticos com a Saeb, que tem imposto valores baixos nas licitações, dificultando a adesão de fornecedores.

E você, o que pensa sobre essa situação? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lore Improta encontra com grupo de “clones” durante Pipoco de Léo Santana e diverte foliões

A dançarina Lorena Improta animou a noite do Pipoco, comandado por Léo Santana, no circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra) durante o carnaval. Usando perucas loiras...

Piloto preso por pedofilia abriu contas digitais para vítimas de abuso

A Polícia Civil de São Paulo identificou o piloto da Latam, Sérgio Antônio Lopes, 60 anos, como peça central de uma rede de...

Kayzer desperdiça pênalti e Vitória perde para o Flamengo na reestreia de Marinho

No Barradão, Flamengo derrotou o Vitória por 2 a 1, abrindo a 3ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2026. Erick Pulgar abriu aos...