Caças da Venezuela sobrevoam navio dos EUA. “Provocação”, diz Pentágono

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Departamento de Estado dos Estados Unidos qualificou, na última quinta-feira, 4 de setembro, como um ato “altamente provocativo” a manobra de caças venezuelanos que sobrevoaram um navio da Marinha americana em águas internacionais no Caribe. Essa ação foi atribuída ao governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Por meio da rede social X, o Departamento de Estado expressou sua preocupação:

“Duas aeronaves militares do regime de Maduro voaram perto de um navio da Marinha dos EUA em águas internacionais. Este movimento provocativo foi concebido para interferir nas nossas operações anti-narcoterroristas.”

No final de agosto, os Estados Unidos deslocaram navios para a área com o objetivo declarado de combater o narcotráfico. As embarcações enviadas, conhecidas como destroyers, são equipadas com mísseis guiados e têm autoridade para interceptar carregamentos de drogas.

Em sua publicação, o Departamento de Estado alertou o cartel que controla a Venezuela, dizendo que não deveriam obstruir ou interferir nas operações de combate ao narcotráfico e ao terrorismo realizadas pelas forças armadas dos EUA.

Ataque a barco

No dia 2 de setembro, o presidente Donald Trump divulgou um vídeo onde afirmava que um barco foi atacado pela Marinha dos EUA. Segundo Trump, a embarcação estava vinculada ao grupo criminoso Tren de Aragua, uma facção venezuelana. O ataque, que ocorreu em águas internacionais no sul do Caribe, resultou na morte de 11 indivíduos, todos classificados pelo governo americano como “narcoterroristas”, embora não tenham apresentado evidências concretas. Nenhum militar dos EUA se feriu durante a operação.

A reação de Maduro não demorou. Ele condenou o ataque, chamando-o de imperialista e reafirmou que a Venezuela “continuará de pé”. Em suas palavras: “Hoje, o imperialismo lança um novo ataque. Não é o primeiro nem o último, e a Venezuela está de pé. Digo-lhes: a Venezuela continuará de pé, com serenidade e firmeza, com fé inabalável na vitória e na paz, na unidade nacional de todo o seu povo.”

O que você acha dessa escalada de tensão? Deixe sua opinião e vamos conversar sobre o assunto.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Autor diz que Sarah Ferguson, ex de Andrew, teria dormido com Epstein

Sarah Ferguson e Epstein: novos e-mails reacendem dúvidas sobre possível relação amorosa O portal britânico Express noticiou, neste domingo, que Sarah Ferguson pode ter...

Bombeiros retiram três corpos presos às ferragens após acidente e uma vítima é levada ao hospital em helicóptero; veja imagens

Na manhã deste domingo (8), três guarnições do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM), com sede em Camaçari, e a aeronave do...

Quem é a mulher que morreu após entrar em piscina dentro de academia

Uma manhã que deveria ser de treino terminou em luto para Juliana Faustino Bassetto, 27 anos, aluna da C4 Gym, na zona leste...