Lázaro Ramos lança biografia de Ruth de Souza e revela que chegou a desistir do livro após morte da atriz

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ator, diretor e escritor Lázaro Ramos lançou na última quinta-feira, 4, a biografia da atriz Ruth de Souza durante um evento na Academia Brasileira de Letras, no Centro do Rio de Janeiro.

Intitulada ‘A Rainha da Rua Paissandu’, a obra chegou às livrarias nesta semana. Lázaro é o ghostwriter do projeto, ou seja, ele escreveu o livro, mas a autoria é atribuída à atriz.

Screenshot 2025 09 05 09.48.52

Em entrevista à Quem, Lázaro comentou sobre a importância de contar a história de uma das maiores atrizes do Brasil.

“Ela abriu caminhos que eu não tinha referência. Aos 96 anos, numa época em que havia poucas atrizes negras trabalhando, Ruth nos mostrou a importância de ocupar espaços e usar nossa voz para transmitir mensagens. É isso que tento mostrar com este livro”, destacou.

Após a morte de Ruth em 2019, Lázaro chegou a considerar desistir do projeto. No entanto, decidiu seguir adiante, misturando suas ideias com as dela.

“Quando ela faleceu, eu desisti do livro. A editora Intrínseca insistiu para que eu retomasse a obra por três anos. Eu disse: ‘Tenho uma relação muito próxima, não consigo ser isento para contar essa história. Não me vejo como autor, mas me sinto filho de Ruth, e isso já me basta e me alegra muito’. “

E você, o que acha da trajetória de Ruth de Souza e da homenagem feita por Lázaro Ramos? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Camarote do Carnaval de Salvador é interditado em operação que mira rifeiros

A Operação Falsas Promessas 3, deflagrada nesta quarta-feira (11) pela Polícia Civil da Bahia, suspendeu as atividades do camarote 305, na Barra, durante...

Tribunal do Cade dá sinal verde a aportes da United Airlines na Azul

Cade aprova investimento da United Airlines na Azul, com premissas de governança e efeitos para a recuperação da companhia O Cade aprovou, nesta quarta-feira...

STF suspende julgamento sobre porte de cocaína para uso pessoal e ministro Gilmar Mendes concede habeas corpus

A Segunda Turma do STF começou nesta terça-feira (10) o julgamento de um Recurso Extraordinário que discute o porte de drogas para consumo...