Preços da indústria têm queda pelo sexto mês seguido

Publicado:

Os dados mais recentes sobre os preços da indústria nacional, referentes a julho de 2025, mostram uma queda de 0,30%. Este resultado marca o sexto mês consecutivo de retração. Apesar de um aumento de 1,36% no Índice de Preços ao Produtor (IPP) em relação ao último ano, a diminuição acumulada até agora é de 3,42%. Para se ter uma ideia, em julho do ano passado, a variação foi de 1,53%.

Entre as 24 atividades industriais avaliadas, doze apresentaram queda nos preços. Os setores de alimentos e metalurgia se destacaram negativamente, com impactos de -0,33 e -0,11 pontos percentuais, respectivamente. O setor alimentício teve uma redução de 1,33%, sendo a maior queda acumulada até agora na série histórica, totalizando -7,17%.

Os principais responsáveis pela diminuição nos preços do setor de alimentos foram os açúcares e o café. A metalurgia também não se saiu bem, registrando uma queda de 1,65% e acumulando uma retração de 11,01% nos últimos sete meses. Em contraste, as indústrias extrativas apresentaram um crescimento de 2,42% em julho, embora ainda enfrentem taxas acumuladas negativas.

Analisando as grandes categorias econômicas, os bens de capital tiveram uma variação positiva de 0,51%. Já os bens intermediários e de consumo tiveram desempenhos negativos, com variações de -0,32% e -0,43%, respectivamente. O IPP é um indicador importante para compreender as tendências inflacionárias, com dados coletados de mais de 2.100 empresas. A próxima atualização deste índice será divulgada no dia 10 de outubro.

O que você acha dessa situação na indústria? Sinta-se à vontade para compartilhar sua opinião nos comentários! Sua perspectiva pode enriquecer a discussão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OMC melhora previsões para comércio mundial em 2025

A Organização Mundial do Comércio (OMC) anunciou novas estimativas para o comércio global. O volume do mercado internacional deve crescer 2,4% em 2025....

FGTS terá novas regras para o saque-aniversário a partir de novembro

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou novas regras para o saque-aniversário nesta terça-feira, com o objetivo...

Brasil pode exportar mais de US$ 7,8 bilhões aos EUA caso negociações avancem, aponta CNI

Uma análise da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada na última segunda-feira, revela que o Brasil pode ter a chance de isentar tarifas...