Preso na Bahia um dos maiores traficantes de animais silvestres do país

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na última sexta-feira, 5, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) realizou a prisão de um homem considerado um dos maiores traficantes de animais silvestres do Brasil. A ação fez parte da ‘Operação Fauna Protegida’, que ocorreu em Salvador e em Mascote, no sul do estado. O acusado é investigado por liderar uma organização criminosa com atuação em várias regiões da Bahia e outros estados. Os crimes incluem tráfico de animais silvestres, maus-tratos e lavagem de dinheiro.

As investigações revelaram que o grupo promovia a venda ilegal de centenas a milhares de animais, principalmente aves como estevão, canário e trinca ferro. Há registros de vendas de alguns pássaros por até R$ 80 mil. O homem, com mais de 20 anos de trajetória no tráfico, já havia sido flagrado com 1.575 pássaros e centenas de jabutis, mas essa é a primeira vez que ele é detido por associação criminosa e lavagem de dinheiro.

A operação também resultou na prisão preventiva de um dos principais fornecedores de animais do grupo. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em várias residências, onde, em um dos locais, eram mantidos galos em situação de maus-tratos destinados a competições ilegais.

A operação foi uma colaboração entre as Promotorias Ambientais de Ilhéus e Itabuna, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigação Criminal (Gaeco) e outras instituições, incluindo a Polícia Militar e entidades de proteção ao meio ambiente.

As investigações mostraram que a organização tinha uma estrutura bem definida, dividida em quatro núcleos: captadores e fornecedores, de transporte, financeiro e receptadores. Esses grupos eram responsáveis pela captura, acondicionamento e venda dos animais, além de lavar o dinheiro obtido com as vendas ilegais.

A promotora de Justiça de Meio Ambiente, Aline Salvador, destacou que essa operação é uma resposta do estado para proteger a fauna, essencial para um ambiente saudável. As investigações continuam para reforçar as provas e formalizar denúncias por tráfico e maus-tratos de animais.

A atuação na Bahia faz parte do projeto ‘Libertas’, uma iniciativa nacional da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa). O projeto visa fortalecer a capacidade dos Ministérios Públicos para processar crimes relacionados à fauna silvestre e aprimorar a colaboração entre os estados.

Augusto César Carvalho, coordenador do Ceama do MP-BA, ressaltou que os resultados mostram a eficácia do trabalho interinstitucional, que combina recursos técnicos e de inteligência para um combate mais efetivo ao tráfico de animais.

O que você acha sobre essa operação? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe suas impressões sobre a importância da proteção da fauna silvestre no Brasil.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brinquedo com “minhocão” é interditato após acidente em parque de diversões em Alagoinhas

Alagoinhas viveu um susto na noite de quinta-feira (25), quando um brinquedo conhecido como 'minhocão' de um parque de diversões instalado nas imediações...

PM apreende 37 tabletes de maconha em Feira de Santana após denúncia sobre motoboy que recusou entrega

A Polícia Militar, pela 67ª Companhia Independente de Polícia Militar (67ª CIPM), apreendeu 37 tabletes de maconha na madrugada desta sexta-feira (26), em...

Acidente com brinquedo “minhocão” interdita parque de diversões em Alagoinhas

Um brinquedo de um parque de diversões virou enquanto era utilizado por frequentadores nas imediações do Estádio Carneirão, em Alagoinhas, na noite de quinta-feira...