“Erro invisível” faz com que passaportes argentinos fiquem inválidos

Publicado:

Um problema no Registro Nacional de Pessoas (Renaper) causou a emissão de passaportes com falhas pelo consulado argentino em São Paulo. A questão é relacionada à tinta de segurança dos documentos, que só consegue ser identificada por sensores especiais em aeroportos.

O consulado já pediu a devolução dos passaportes defeituosos, pois essa falha pode apresentar um risco à segurança dos documentos. Hoje, um passaporte argentino permite a entrada em cerca de 170 países. Conforme apurado pelo jornal La Nación, fontes governamentais acreditam que o erro está ligado a um “incidente” com uma máquina de impressão.

Essa falha é invisível a olho nu, sendo detectável apenas por equipes de segurança nos aeroportos. A situação alerta muitos moradores e viajantes que dependem desses documentos para suas viagens internacionais.

O que diz o Renaper?

Segundo informações do Renaper, todos os documentos afetados foram retirados de circulação e os protocolos adequados foram seguidos. Embora não tenham detalhado a gravidade do erro, ressaltaram que a situação foi resolvida há semanas e a produção de passaportes está normalizada.

O Renaper também mencionou uma colaboração com o Ministério de Relações Exteriores argentino. Essa parceria visa garantir que, caso alguma falha de segurança seja detectada no passaporte, os cidadãos recebam um aviso claro sobre a legalidade do documento, assegurando assim um trânsito livre e a facilidade na reposição dos passaportes.

Essa situação destaca a importância da segurança documental e a necessidade de ações rápidas para proteger os interesses dos cidadãos. O que você acha desse tipo de erro? Já teve alguma experiência semelhante? Compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Perícia aponta que metanol foi adicionado em garrafas

Nos últimos dez dias, mais de 20 mil garrafas de bebidas alcoólicas foram apreendidas em São Paulo. Durante as operações, 11 bares e...

Teto de restaurante desaba em São Paulo e deixa seis feridos

Um desabamento no restaurante Jamile, localizado na Rua 13 de Maio, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, deixou seis pessoas feridas...

50 animais com sinais de maus-tratos são resgatados em canil clandestino no Rio de Janeiro

A Polícia Civil do Rio de Janeiro fez um resgate significativo nesta terça-feira, 7 de outubro, ao acolher 50 animais que eram vítimas...