Justiça mantém patente das canetas emagrecedoras Victoza e Saxenda

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A farmacêutica Novo Nordisk anunciou que a Justiça Federal no Distrito Federal garantiu a manutenção da patente da liraglutida, o princípio ativo das canetas emagrecedoras Victoza e Saxenda. Essa decisão foi confirmada na última quinta-feira, 4.

A nova liminar estabelece que, apesar da patente ter expirado, ela ficará vigente por mais 8 anos, 5 meses e 1 dia. A informação é da Agência Brasil.

A Justiça tomou essa decisão após considerar que houve demora excessiva do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para analisar o processo de registro, que levou 13 anos. Com isso, houve a compensação do tempo para garantir a validade da patente.

Novo Nordisk vê essa decisão como um importante passo para a segurança jurídica nos processos de patentes no Brasil.

A empresa enfatizou que a falta de uma proteção adequada nas patentes pode atrasar o acesso a novas tecnologias em saúde no país. “Sem a garantia de que o direito à patente será respeitado, o Brasil corre o risco de ficar para trás”, declarou.

Além disso, a Novo Nordisk está buscando uma decisão semelhante para a patente da semaglutida, presente também nos medicamentos injetáveis Wegovy e Ozempic.

Vale lembrar que cabe recurso do INPI contra essa decisão da Justiça Federal.

O que você acha sobre essa decisão? Ela pode impactar a saúde no Brasil? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sob(re) a terra: doença fatal e pouco conhecida avança no Brasil

Paracoccidioidose (PCM) é uma micose sistêmica grave provocada pelo fungo Paracoccidioides, que vive no solo. A doença costuma iniciar nos pulmões e, se...

Polícia prende suspeito de furto contra turista no Farol da Barra

Um homem, de 18 anos, foi preso em flagrante suspeito de furtar uma turista americana, de 29 anos, na região do Farol da...

Hospital se pronuncia e explica causa da morte de Isabel Veloso. Leia!

Isabel Veloso, de 19 anos, morreu no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, em decorrência de complicações relacionadas ao transplante de medula óssea (TMO)...