Empresas são flagradas furtando energia em Riachão do Jacuípe

Publicado:


Quatro fábricas de cerâmica em Riachão do Jacuípe foram pegas praticando roubo de energia na última semana. A Neoenergia Coelba, através de seu núcleo de inteligência, detectou ligações clandestinas após notar discrepâncias no consumo de energia em relação às atividades dessas empresas. A distribuidora estima que as fábricas desviaram cerca de 70 mil quilowatts/hora. Esse volume seria suficiente para abastecer mais de mil residências por duas semanas.

Energia recuperada poderia abastecer cerca de mil residências durante 15 dias

A energia recuperada poderia abastecer cerca de mil residências durante 15 dias. Foto: Divulgação

Além das cerâmicas, outros sete estabelecimentos, como bares e restaurantes, também foram encontrados fazendo ligações irregulares na região. Para essa operação, a Neoenergia Coelba mobilizou 14 profissionais especializados. Os proprietários dos locais não estavam presentes, mas um inquérito policial será aberto para que eles respondam pelo crime.

“As ações da Neoenergia Coelba visam combater essa prática desleal, que prejudica a cadeia produtiva da Bahia. Empresas que furtam energia competem de forma injusta no mercado”, explicou Madson Melo, gerente da Receita da Neoenergia Coelba.

Em agosto, a distribuidora removeu cerca de 8 mil ligações irregulares em toda a Bahia, uma média de 254 “gatos” removidos por dia. No total do ano, foram identificadas aproximadamente 81 mil fraudes, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. A energia recuperada nas operações representa 331 milhões de quilowatts/hora, suficiente para abastecer 5,2 milhões de residências por 15 dias.

Crime e denúncia

A Neoenergia Coelba destaca que o furto de energia é um crime conforme o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão. Além dos problemas legais, essa prática coloca a segurança da população em risco e pode resultar em falhas no fornecimento de energia.

A colaboração dos moradores é fundamental na identificação de fraudes. Denúncias sobre furtos de energia podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba.

O que você pensa sobre essa situação? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mudança climática pode aumentar frequência e intensidade de tornados

O desastre que devastou 90% da cidade paranaense de Rio Bonito do Iguaçu e deixou pelo menos 750 pessoas feridas serve como um...

Três pessoas morrem após ônibus derrubar muro em estacionamento, em São Paulo

Um grave acidente ocorreu na manhã deste sábado (8) na rua Vieira Martins, no Brás, região central de São Paulo. Um ônibus colidiu...

‘Vamos apoiar na reconstrução’, diz coordenador do CNAD após tornado no Paraná

O estado do Paraná foi devastado por um tornado que afetou principalmente o município de Rio Bonito do Iguaçu. Com ventos que ultrapassaram...