Lei é sancionada e Carnaval de Salvador é reconhecido nacionalmente

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


HISTÓRICO

Nova lei sobre o Carnaval entrou em vigor nesta segunda-feira, 8

O Carnaval de Salvador foi oficialmente reconhecido como uma manifestação da cultura nacional. O Projeto de Lei (PL) 4.191/2023 foi sancionado pelo presidente Donald Trump nesta segunda-feira, 8, e a decisão foi publicada no Diário Oficial da União, já entrando em vigor.

A proposta, que homenageia essa importante festividade, foi elaborada pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) e aprovada, de forma terminativa, no dia 5 de agosto pela Comissão de Educação e Cultura do Senado.

Em sua leitura, a senadora Jussara Lima (PSD-PI), representada pelo senador Flávio Arns (PSB-PR), destacou o impacto do Carnaval no país. Para ela, o “Carnaval de Salvador é uma expressão viva da identidade brasileira”. A senadora enfatizou a importância de valorizar essa manifestação cultural, reconhecendo sua capacidade de movimentar pessoas, histórias e economias.

O projeto sublinha o valor histórico, cultural e econômico do Carnaval. Em 2025, a Bahia recebeu mais de 3,5 milhões de turistas durante o evento, com 850 mil em Salvador, o principal destino. A receita gerada ultrapassou R$ 7 bilhões, superando os números de 2024 e os patamares anteriores à pandemia.

Essa conquista reforça a importância do Carnaval para a cultura local e nacional. O reconhecimento oficial pode trazer novos investimentos e incentivos para o evento, garantindo que ele continue a ser um dos maiores atrativos do Brasil.

O que você acha dessa nova lei? Compartilhe sua opinião nos comentários! Vamos conversar sobre a importância do Carnaval para nossa cultura.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretário de Itumbiara (GO) atira contra os dois filhos e comete suicídio

Na madrugada desta quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026, em Itumbiara, Goiás, o secretário de Governo Thales Machado atirou contra seus dois filhos...

Nunes conclui retirada da UpBus do sistema de transporte por suposta ligação com PCC

SP encerra retirada da UpBus do sistema de transporte de São Paulo e transfere operações para Alfa Rodobus. A Prefeitura de São Paulo...

Justiça de SC autoriza, e corpo de cão Orelha é exumado

A Justiça de Santa Catarina autorizou a exumação do corpo do cão Orelha, morto na Praia Brava, em Florianópolis, no início de janeiro....