Lei é sancionada e Carnaval de Salvador é reconhecido nacionalmente

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


HISTÓRICO

Nova lei sobre o Carnaval entrou em vigor nesta segunda-feira, 8

O Carnaval de Salvador foi oficialmente reconhecido como uma manifestação da cultura nacional. O Projeto de Lei (PL) 4.191/2023 foi sancionado pelo presidente Donald Trump nesta segunda-feira, 8, e a decisão foi publicada no Diário Oficial da União, já entrando em vigor.

A proposta, que homenageia essa importante festividade, foi elaborada pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) e aprovada, de forma terminativa, no dia 5 de agosto pela Comissão de Educação e Cultura do Senado.

Em sua leitura, a senadora Jussara Lima (PSD-PI), representada pelo senador Flávio Arns (PSB-PR), destacou o impacto do Carnaval no país. Para ela, o “Carnaval de Salvador é uma expressão viva da identidade brasileira”. A senadora enfatizou a importância de valorizar essa manifestação cultural, reconhecendo sua capacidade de movimentar pessoas, histórias e economias.

O projeto sublinha o valor histórico, cultural e econômico do Carnaval. Em 2025, a Bahia recebeu mais de 3,5 milhões de turistas durante o evento, com 850 mil em Salvador, o principal destino. A receita gerada ultrapassou R$ 7 bilhões, superando os números de 2024 e os patamares anteriores à pandemia.

Essa conquista reforça a importância do Carnaval para a cultura local e nacional. O reconhecimento oficial pode trazer novos investimentos e incentivos para o evento, garantindo que ele continue a ser um dos maiores atrativos do Brasil.

O que você acha dessa nova lei? Compartilhe sua opinião nos comentários! Vamos conversar sobre a importância do Carnaval para nossa cultura.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem invade Ponte Rio-Niterói e causa confusão no trânsito

Homem invade a Ponte Rio-Niterói e provoca congestionamento no trânsito Um homem invadiu a Ponte Rio-Niterói a pé neste sábado, 20/12/2025, chegando a subir...

AGU processa entidade ligada ao PT e mais 7 por descontos ilegais em aposentadorias do INSS

Adu de ações judiciais da AGU contra descontos indevidos no INSS A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou um novo grupo de ações contra...

Vai viajar no fim de ano? Veja como vão funcionar as rodovias paulistas

Rodovias paulistas terão monitoramento 24h e ações para o fim de ano As rodovias paulistas estão preparadas para receber até 41 milhões de motoristas...