6ª Marcha Trans da Bahia terá programação diversa em Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


EVENTO

Maior ato de rua da população trans do Nordeste

Edvaldo Sales

Marcha Trans da Bahia

Marcha Trans da Bahia –

Salvador6ª Marcha Trans da Bahia, marcada para os dias 12 e 13 de setembro de 2025. Este é o maior ato de rua da população trans do Nordeste, organizado pela Associação Baiana de Travestis, Transexuais e Transgêneros em Ação (Atração) desde 2018.

O tema desta edição é “Disputar à sociedade para avançar nos direitos: uma contranarrativa de vida e verdade para combater as narrativas de ódio e mentira”. A ideia é promover uma reflexão sobre o respeito e os direitos da população trans.

A programação começa na sexta-feira, 12, com o 1º Seminário Estadual de Articulação do Movimento Trans da Bahia – TransarticulAÇÃO, que ocorre no Casarão da Diversidade, das 13h às 18h30. O evento contará com mesas de debate envolvendo o Estado, o movimento trans local e lideranças nacionais para discutir políticas públicas.

No mesmo dia, às 19h, será exibido o filme ‘Xicas – Travestis na Avenida’, dirigido pela cineasta Asaph em parceria com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA). A obra celebra a memória e a luta das travestis no Brasil, tendo como foco a história de Xica Manicongo, a primeira travesti brasileira e tema do Samba enredo da Escola Paraíso do Tuiuti no último carnaval.

O ponto alto acontece no sábado, 13, com o ato de rua da Marcha Trans, com concentração às 14h no Porto da Barra, seguindo até o Farol da Barra. As principais reivindicações incluem a divulgação do PAES-pop trans e a criação de cotas para pessoas trans em concursos públicos.

Diversas lideranças participarão do evento, incluindo Bruna Benevides (ANTRA), Deborah Sabará (Conselho Nacional LGBT) e Leo Kret (Secretaria Municipal da Reparação). A presença delas reforça a força política e social da Marcha.

Esse evento é uma importante oportunidade para os moradores de Salvador e demais interessados se unirem em prol dos direitos da população trans. Não fique de fora e participe dessa celebração de luta e resistência.

Convidamos você a deixar sua opinião sobre a 6ª Marcha Trans da Bahia nos comentários. O que você espera desse evento? Vamos conversar!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atendimentos médicos por insolação e calor sobem 27% em São Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo aponta um aumento significativo nos atendimentos decorrentes de insolação e calor. Entre janeiro...

Vinhos da família de Andrea Bocelli chegam ao Brasil em 2026

Meta descrição: Vinhos da família Bocelli chegam ao Brasil em 2026, com lançamento exclusivo em restaurantes de São Paulo. Quatro rótulos (dois tintos,...

Empresa de avião que caiu em Copacabana será autuada por publicidade irregular, diz prefeitura

A autuação por publicidade irregular envolve a empresa Visual Propaganda Aérea, após veicular uma campanha publicitária no dia do acidente com um avião...