Justiça dos EUA impede Trump de demitir Lisa Cook, diretora do Fed

Publicado:

Drew Angerer/Getty Images

Imagem de Lisa Cook, diretora do Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos) - Metrópoles
1 de 1 Imagem de Lisa Cook, diretora do Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos) – Metrópoles – Foto: Drew Angerer/Getty Images

A Justiça dos Estados Unidos suspendeu temporariamente a decisão do presidente Donald Trump de demitir Lisa Cook, diretora do Conselho de Governadores do Federal Reserve (Fed). O julgamento ocorreu na terça-feira (9 de setembro) e impede, por enquanto, a efetivação do afastamento.


Quem é Lisa Cook

  • Lisa Cook é diretora do Federal Reserve desde 2022, nomeada pelo ex-presidente Joe Biden e reconduzida em 2023 para um mandato de 14 anos.
  • Ela foi a primeira mulher negra a integrar o colegiado responsável pela definição das taxas de juros nos Estados Unidos.
  • Com doutorado em economia pela Universidade da Califórnia em Berkeley, Cook já trabalhou como assessora econômica no governo de Barack Obama.
  • Em 2019, publicou um artigo no The New York Times, discutindo os desafios enfrentados por mulheres negras na economia e no serviço público.

Trump anunciou a demissão de Cook em 25 de agosto, alegando que ela havia falsificado registros para ganhar vantagens em contratos de hipoteca. Em resposta, três dias depois, a diretora recorreu à Justiça, afirmando que o presidente não tinha autoridade para afastá-la e que isso violaria a Lei do Federal Reserve de 1913. Segundo essa lei, diretores do Fed só podem ser demitidos por “justa causa” e não por alegações que ela considera infundadas.

No pedido, Cook também solicitou uma ordem judicial para bloquear a demissão, que foi deferida. O caso pode seguir para instâncias superiores, inclusive a Suprema Corte.

Recentemente, o jornal The Wall Street Journal noticiou que o Departamento de Justiça dos EUA abriu uma investigação criminal contra Lisa Cook.

O que você acha sobre essa situação? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Metanol: confirmação de morte cerebral de mulher contaminada é incerta

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, anunciou nesse domingo que os exames realizados para confirmar a morte cerebral...

Família procura por adolescente desaparecido no Distrito de Itabatã, em Mucuri

A família de Daniel Costa de Sena, de 17 anos, está angustiada após seu desaparecimento no distrito de Itabatã, no município...

Inspetora da PRF é presa por injúria racial contra capitão da PM durante evento infantil em Feira de Santana

Uma inspetora da Polícia Rodoviária Federal, Michele Alencar, de 44 anos, foi detida em flagrante na manhã deste domingo (5) por injúria racial...