Brasil dá exemplo de democracia aos EUA, diz texto do New York Times após condenação de Bolsonaro

Publicado:

Um artigo publicado no The New York Times nesta sexta-feira destaca que o Brasil mostrou um caminho para a democracia que os Estados Unidos não conseguiram seguir. O foco da análise é a recente condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentar um golpe de Estado. O texto é assinado pelos professores Steven Levitsky, da Universidade de Harvard, e Filipe Campante.

Os autores ressaltam que a democracia brasileira está, hoje, em melhores condições do que a americana. Eles argumentam que, enquanto o Brasil se preocupa com seu passado autoritário, suas autoridades agem para proteger o sistema democrático. O artigo critica a falta de ação eficaz das instituições nos Estados Unidos, que não responsabilizaram Donald Trump pelo seu comportamento após a derrota nas eleições de 2020.

Levitsky e Campante traçam um paralelo entre o julgamento de Bolsonaro e os eventos de 6 de janeiro de 2021, quando Trump e seus apoiadores invadiram o Capitólio na tentativa de impedir a certificação do novo presidente, Joe Biden. O artigo afirma que o Supremo Tribunal Federal brasileiro fez o que as instituições americanas falharam em realizar, ao processar um ex-presidente que ameaçou a democracia.

Os professores também criticam as atitudes de Trump, que, ao reverter políticas estabelecidas na América Latina, tenta subverter a democracia brasileira. Eles lembram que as democracias requerem defesa contínua, citando exemplos históricos de autoritarismo que surgiram na Europa na década de 1930, e alertam que passividade diante de ameaças pode ser perigosa.

O artigo evidencia que a Justiça brasileira atuou rapidamente após os eventos de 8 de janeiro de 2023, reconhecendo a ameaça que Bolsonaro representava ao sistema democrático. Levitsky e Campante enfatizam que a condenação dele é um sinal de que a justiça no Brasil funciona para proteger a democracia, ao contrário do que vem ocorrendo nos Estados Unidos.

Além disso, o texto critica o que consideram uma tendência autoritária no governo de Trump, que estaria buscando silenciar críticas e intimidar instituições, fazendo com que os EUA pareçam cada vez mais próximos de um autoritarismo competitivo.

O artigo encerra com um chamado à reflexão sobre a importância de defender a democracia, convidando os leitores a considerarem as lições que podem ser aprendidas a partir do caso brasileiro. O que você acha dessa comparação? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Argentina extraditará aos EUA suposto traficante que diz ter financiado deputado de Milei

A Argentina confirmou a extradição de um empresário procurado pelos Estados Unidos por tráfico de drogas, envolvido em um escândalo que relaciona suas...

Netanyahu promete ‘retorno de todos os reféns’ no aniversário do ataque de 7 de outubro

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fez uma declaração firmando sua intenção de garantir o retorno de todos os reféns, no marcante segundo...

Juiz autoriza Trump a enviar Guarda Nacional para Chicago

Um juiz federal de Illinois autorizou, em caráter liminar, o envio de agentes da Guarda Nacional para Chicago, algo que ocorre mesmo com...