Dentista é indiciada por lesões graves e exercício ilegal da medicina

Publicado:

Segundo informações da Polícia Civil, os procedimentos da profissional ocorreram entre setembro de 2024 e fevereiro de 2025 –

Uma cirurgiã-dentista foi indiciada na Bahia pelos crimes de lesão corporal grave com deformidade permanente, exercício ilegal da medicina e propaganda enganosa.

A situação aconteceu em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. De acordo com a Polícia Civil, os atendimentos realizados pela profissional aconteceram entre setembro de 2024 e fevereiro de 2025, em uma clínica sem estrutura hospitalar adequada. Quatro pacientes acabaram sofrendo lesões graves.

Tudo sobre Polícia em primeira mão!

Propaganda enganosa

A apuração revelou ainda que a dentista realizou procedimentos estéticos como platismoplastia e lifting na região do pescoço e da área submandibular, divulgados nas redes sociais como seguros e com resultados definitivos. No entanto, tais intervenções não estão autorizadas para cirurgiões-dentistas, o que configurou prática irregular e propaganda enganosa.

Ainda segundo a polícia, a atuação:

  • tinha caráter lucrativo e sistemático
  • sem registros médicos;
  • desacordo com normas éticas da profissão

A situação levou à fiscalização do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA), que aplicou suspensão cautelar de 30 dias e recomendou abertura de processo disciplinar.

Com a conclusão do inquérito, o caso foi encaminhado ao Poder Judiciário para análise e manifestação do Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Leia Também:

Posicionamento do CRO-BA

Em nota, o Conselho Regional de Odontologia informou que “os processos administrativos em andamento tramitam sob sigilo, conforme prevê a legislação” O órgão destacou ainda que, no âmbito judicial, as investigações e possíveis acusações são de competência do Ministério Público e da Polícia Civil.

“O CRO tem atuado de forma firme, responsável e transparente, sempre em consonância com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), garantindo que todos os processos sejam devidamente apurados e julgados dentro dos trâmites legais e éticos”.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Clubes e restaurantes de Belo Horizonte suspendem vendas de bebidas destiladas

Clubes e restaurantes em Belo Horizonte decidiram suspender temporariamente a venda de bebidas destiladas, como gin, vodca, uísque e cachaça. Essa decisão é...

Intoxicação por metanol chega a quase 200 casos no Brasil, com 13 mortes

O Ministério da Saúde registrou 195 notificações de intoxicação por metanol no Brasil até o último sábado. A maioria dos casos está relacionada...

Estado de São Paulo confirma segunda morte por intoxicação causada por metanol

O governo de São Paulo confirmou, neste sábado (4), a segunda morte por intoxicação por metanol. As vítimas são dois homens, de 46...