Feijão, lentilha ou grão-de-bico: qual opção tem mais proteína?

Publicado:

Saborosas e comumente encontradas nos lares brasileiros, as leguminosas são alimentos muito importantes para a saúde como um todo, já que fornecem nutrientes como vitaminas e sais minerais, contêm alto teor de fibras e baixa quantidade de gorduras e calorias. Elas também são fontes de proteínas vegetais necessárias para a constituição da massa muscular.

Feijão, lentilha e grão-de-bico estão entre os principais exemplos de leguminosas. No entanto, aos que se interessam pelo real teor proteico de cada uma dessas opções, é importante entender que elas se diferem tanto pela quantidade quanto na qualidade desse nutriente.

Leia também

De acordo com a nutricionista do Metrópoles, Juliana Andrade, a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) estabelece que, cada 100 gramas de lentilha cozidas contêm 9 gramas de proteína, enquanto 100 gramas de feijão carioca ostentam em torno de 8,4 gramas. Já o grão-de-bico tem, nessa porção, aproximadamente 8,9 gramas do nutriente.

logo metropoles branca

GettyImages 184942645

1 de 3

O feijão foi apontado como um dos alimentos mais saudáveis na lista dos mais consumidos pelos brasileiros

Getty Images

GettyImages 1286673991

2 de 3

A lentilha pode ser usada em diversas receitas

Getty Images

1 2024 12 06T130959.664

3 de 3

O grão-de-bico é uma leguminosa que oferece muitos benefícios à saúde

Getty Images

“Ou seja, a lentilha leva pequena vantagem, seguida de perto pelo grão-de-bico e pelo feijão. A diferença, no entanto, é mínima — e todos oferecem um bom aporte proteico”, pontua a especialista.

Além do valor proteico, o feijão se destaca pela presença de fibras, ferro e magnésio. Já a lentilha, que também é rica em ferro, tem cozimento rápido, sendo uma opção prática para o dia a dia.

O grão-de-bico, por sua vez, fornece triptofano, aminoácido associado à produção de serotonina, importante para o humor.

Foto colorida de tigela com lentilha - Metrópoles
A lentilha consta na lista dos alimentos fontes de fibras

Segundo Juliana, o ideal é variar o consumo dessas leguminosas, pois cada uma oferece combinações únicas de nutrientes. “Para melhorar ainda mais o aproveitamento das proteínas vegetais, a clássica combinação brasileira — arroz com feijão — continua sendo uma das mais completas”, enfatiza.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após mais um revés, Atlético-MG não vence fora de casa há quatro meses

Na 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG enfrentou o Fluminense no Maracanã e sofreu uma derrota contundente de 3 a 0. Com...

CNU 2025: AGU pede que redes sociais removam desinformação

A Advocacia-Geral da União (AGU) fez um pedido às plataformas de redes sociais na sexta-feira (3/10), solicitando medidas para combater a desinformação e...

Foto: torcida do São Paulo protesta ao redor do mundo contra diretoria

A torcida do São Paulo segue insatisfeita com a diretoria do clube, mesmo após a vitória sobre o Fortaleza. Os protestos continuam e,...