Jerônimo fixa prazo para saída de secretários candidatos em 2026

Publicado:

DANÇA DAS CADEIRAS

Governador da Bahia, em entrevista nesta sexta-feira, 12, citou que pelo menos três pastas devem passar por mudanças

Yuri Abreu

Por Yuri Abreu

12/09/2025 – 18:44 h | Atualizada em 12/09/2025 – 19:00

Governador Jerônimo Rodrigues

Governador Jerônimo Rodrigues –

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), fixou o prazo, nesta sexta-feira, 12, para que os secretários que desejam concorrer a um cargo eletivo, em 2026, deixem as respectivas pastas.

Em entrevista, o petista afirmou que os titulares de secretarias tem até o dia 31 de dezembro deste ano para passar o bastão. Ainda segundo ele, a disputa eleitoral pode prejudicar a gestão dos órgãos. O prazo foi estipulado em acordo com os partidos que fazem parte da sua base de apoio.

Tudo sobre Política em primeira mão!

“Eu já estou de acordo com os partidos políticos, e todos os secretários ou cargos do meu governo que forem candidatos em 2026, o acordo feito é que até 31 de dezembro, eu possa fazer a troca”, disse Jerônimo Rodrigues à TV Bahia.

“Primeiro por que eles ou elas que serão candidatos precisam de tempo para se dedicar. E a outra, é que acaba atrapalhando a gestão quando quem está na política se ausenta muito para percorrer o estado. Então, essa reforma vai acontecer por causa das eleições de 2026”, acrescentou.

Leia Também:

Mudanças

Jerônimo Rodrigues sinalizou que as mudanças devem ocorrer em pelo menos três pastas: Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), comandada por Jusmari Oliveira; Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), sob o comando de Pablo Barrozo; e Casa Civil, que tem como secretário Afonso Florence.

No caso de Jusmari, ela foi eleita para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em 2022, pelo PSD, mas se licenciou do cargo para assumir a pasta — em entrevistas recentes, já confirmou que vai concorrer à reeleição em 2026. Quanto a Pablo Barrozo (Avante), este deve tentar novamente uma vaga no legislativo local, após mandato na Casa entre 2015 e 2019. Por sua vez, Florence (PT) foi eleito para a Câmara dos Deputados, há três anos, e também deve tentar uma recondução ao Congresso Nacional no pleito do próximo ano.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Siga nossas redes

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

3º Congresso de Direito e Sustentabilidade encerra com debates sobre futuro da COP30

IBRADESEvento contou com a presença do Grupo A TARDE cobrindo as discussões sobre os desafios e oportunidades da Bahia e do Brasil3º Congresso de...

Fortaleza terá ex-Vitória, reforços e desfalques de olho no Leão

JOGO DE SEIS PONTOS!Clubes se enfrentam neste sábado, 13, às 16h, na Arena CastelãoMarinho, atacante Fortaleza - Foto: Matheus Lotif | FortalezaO argentino Martín...

Leão ferido quer rugir: Vitória tenta quebrar jejum diante do Fortaleza

E.C.VITÓRIARubro-negro e Fortaleza medem forças em confronto crucial na luta contra o rebaixamentoPor Sandro Alex Farias13/09/2025 - 4:14 hFortaleza x Vitória: pressão máxima em...