Justiça condena farmácia por racismo em vídeo com ex-funcionária; empresa terá que indenizar mulher

Publicado:

A rede de farmácias Raia Drogasil foi condenada a pagar R$ 56 mil em indenização a uma ex-funcionária, Noemi Ferrari, que foi vítima de ofensas racistas em seu primeiro dia de trabalho em 2018.

O vídeo do incidente viralizou recentemente nas redes sociais, após Noemi decidir divulgá-lo.

Na gravação, feita em uma unidade de São Caetano do Sul (SP), uma farmacêutica da empresa dá as boas-vindas a Noemi, e em tom de deboche, diz que a nova funcionária estava “escurecendo a nossa loja” e que a “cota” para pessoas negras tinha acabado. 

Noemi, que tinha 18 anos na época do ocorrido, relatou ter ficado em choque e chorou no banheiro.

Segundo a jovem, a perseguição continuou, e quando ela foi promovida, a gerente da primeira loja divulgou o vídeo novamente no grupo de trabalho de seus novos colegas. A profissional permaneceu na empresa até 2022, quando foi demitida.

Para a Justiça do Trabalho, o caso se enquadrou como racismo estrutural e recreativo. A juíza responsável pela decisão afirmou que o “racismo recreativo é tão ofensivo quanto qualquer outra prática discriminatória” e que a empresa falhou em proteger a funcionária.

Por meio de nota, a RD Saúde (novo nome da Raia Drogasil) lamentou o ocorrido e destacou seus investimentos em diversidade e inclusão, afirmando que 50% de seus cargos de liderança são ocupados por pessoas negras.

O Conselho Federal de Farmácia também repudiou o caso, reforçando que racismo é crime.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Netflix: quem foi Ed Gein e por que ele é um “Monstro”

A nova temporada da série Monstro estreou na Netflix na última sexta-feira, explorando a mente e os crimes de Ed Gein. Esse assassino...

Carreta carregada de soja bate em carro e carga se espalha na BA-026 entre Maracás e Planaltino

Uma carreta carregada de soja tombou após colidir com um carro na Rodovia BA-026, que liga os municípios de Maracás e Planaltino, no...

Metanol: mortes no Brasil expõem falta de rastreabilidade das bebidas

Recentes casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas estão levantando questões sérias sobre a rastreabilidade desses produtos no Brasil. O país registrou...