Maioria dos evangélicos está na América Latina, África e Ásia, dizem pesquisadores

Publicado:

Evangélicos durante culto (Foto: Reprodução) Pesquisadores que estudam a demografia religiosa global confirmaram que o centro do movimento evangélico mudou para o Sul Global (América Latina e África) e o Leste Asiático.

Durante um evento online da Aliança Evangélica Mundial na semana passada, a Dra. Gina A. Zurlo, editora do World Christian Database e professora da Harvard Divinity School, e Jason Mandryk, editor da Operation World, afirmaram que a maior parte dos evangélicos estão na América Latina, África e Ásia.

O Evangelho tem crescido nessas regiões, enquanto a secularização continua aumentando na Europa e na América do Norte, que antes era o centro do cristianismo.

Agora, o Ocidente tem enfrentado o declínio do número de membros nas igrejas e o afrouxamento das doutrinas teológicas.

“Os estereótipos que dominam as manchetes – brancos, ocidentais, de língua inglesa, politicamente conservadores – não são o que o movimento evangélico parece globalmente. Os evangélicos são zulus, chineses, brasileiros, filipinos. E essa diversidade é algo para comemorar”, afirmou Mandryk.

De acordo com os pesquisadores, hoje 47% dos evangélicos estão na África, 26% na Ásia e apenas 11% na América do Norte. O país com a maior população evangélica não é mais os Estados Unidos, mas a China.

Movimento diverso

Gina e Jason observaram que o movimento evangélico tem se tornado cada vez mais diverso e tem moldado o cristianismo nos dias atuais.

“O cristianismo e o evangelicalismo parecem fundamentalmente diferentes do que eram há uma geração. E a cada geração isso muda – especialmente com a mudança do cristianismo para o Sul Global”, comentou Gina Zurlo.

“O movimento evangélico global é mais diversificado do que você pensa e, no entanto, todos nós podemos encontrar nosso lugar nele. Essa é a sua força, não a sua fraqueza”, ressaltou ela.

Para Jason Mandryk, a diversidade dos evangélicos reflete a diversidade da Igreja global. “O Corpo de Cristo é incrivelmente diverso. O movimento evangélico é igualmente diverso em geografia, teologia e prática. Isso é algo para abraçar”, declarou.

O estudioso observou que o movimento evangélico uniu os cristãos em todo o mundo em missão e oração, mas também os dividiu devido a diferentes visões sobre doutrina, política e cultura.

Mais de 300 milhões de evangélicos

Os pesquisadores também explicaram que é difícil medir quantos evangélicos existem hoje no mundo, devido às diferentes definições do que é ser um evangélico.

Eles disseram que o número de evangélicos hoje está entre 393 milhões e 937 milhões, dependendo de como o termo é definido, mais restrito ou mais amplo.

“Todos esses números são apenas tentativas de pesquisadores de descrever o que Deus está realmente fazendo no terreno”, concluiu Jason.

Fonte: Guia-me com informações de Cristianity Daily

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fotógrafa cristã não é obrigada a trabalhar em casamentos do mesmo sexo, decide tribunal nos EUA

Chelsey Nelson, uma fotógrafa e blogueira de casamentos de Louisville, Kentucky, obteve uma vitória em um recente julgamento. Um tribunal federal decidiu que...

Pesquisa revela que milhares de igrejas no Reino Unido podem fechar até 2030

Uma pesquisa nacional realizada pela instituição de caridade National Churches Trust aponta a possibilidade de até 2.000 igrejas em todo o...

Sarah Mullally é nomeada a primeira mulher arcebispa de Canterbury

Sarah Mullally foi anunciada como a 106ª Arcebispa de Canterbury, marcando um marco histórico como a primeira mulher a ocupar esse cargo. Antes...